O filme foi feito especialmente para comemorar os 25 anos dos Trapalhões, sendo premiado no III Festival de Cine Infantil de Ciudad Guayana (Venezuela), em 1993. Este foi o último filme dos Trapalhões como o trio remanescente, após a morte de Zacarias. Foi também o último filme de Mussum, morto em 1994.
O Festival Didiversão da TV Aparecida, exibe neste domingo (07), às 12h30, "Os trapalhões e a árvore da juventude". O longa tem participações de Cristiana Oliveira, Andreia Faria, Conrado e Nill e, marca também, a estreia da jornalista esportiva Glenda Kozlowski da Rede Globo no cinema.
Há mais de 20 anos, o filme já despertava a atenção do telespectador para a consciência ambiental, discutindo assuntos como desmatamento, animais em extinção, incêndios na floresta, perseguição aos índios e o pouco recurso nos investimentos na área de segurança ambiental.
Vale destacar que, durante o lançamento do filme, em 1991, foi criada uma campanha, juntamente com o IBAMA, associada à preservação da natureza, que mobilizou cinco mil escolas do Brasil inteiro. Esse é mais um exemplo de que "Os Trapalhões" transformaram suas ações num fato social, contribuindo para a formação do público onde se despertou uma consciência social, no caso, a preservação ambiental.
SINOPSE: Em "Os trapalhões e a árvore da juventude", Didi, Dedé e Mussum são guardas florestais atrapalhados que trabalham na Amazônia, onde lutam contra a ação de contrabandistas (comandados pelo contrabandista de tapa-olho Dr. Stone) com a ajuda de Juliana (Cristiana Oliveira), uma bela engenheira. Em meio às lutas com serralheiros, aparece a mítica fonte da juventude, cuja água torna criança e jovem aquele que a beber.
SERVIÇO: Filme: Os trapalhões e a árvore da juventude Exibição: 07/05, às 12h30 Recursos: Audiodescrição e Closed Caption
Ficha técnica: Ano da produção: 1991 Duração: 90 min Diretor geral: José Alvarenga Jr. Elenco: Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum, Cristiana Oliveira, Carlos Loffler, Eduardo Monteiro, Lui Mendes (creditado como Luiz Cláudio), Duda Little, Andréia Faria, Conrado, Nill, Ricardo Rangel, Glenda Kozlowski, Dominique Scudera, John Stanley, Kid Mahall, Bahiaco, Amauri Guarilha. |
Comentários