Uso de 700 MHz na banda larga móvel é possível em 1,7 mil cidades brasileiras


Em 1.758 cidades de todo o país já existe viabilidade técnica para a entrada em operação do sinal de banda larga móvel na faixa de 700 Megahertz (MHz). O Gired (Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV), em reunião realizada nesta quarta-feira, 21/5, na Anatel, aprovou a viabilidade técnica em mais 90 municípios de 14 regiões do país, entre elas as capitais Aracaju (SE), Palmas (TO) e Cuiabá (MT).

Mas para estas cidades conseguirem autorização para começar a operação na faixa de 700 MHz , precisam realizar uma campanha de "mitigação preventiva", no qual a população será informada sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta. Ocorrendo a suspeita de interferência, os usuários poderão entrar em contato com a TV perfeita.

O período de mitigação dura em média 30 dias. Após o término deste processo, a Anatel autoriza  que a banda larga móvel passe a funcionar na faixa de 700 MHz.

O serviço de 4G que opera nesta faixa de 700 MHz está muito próximo das frequências usadas pela TV aberta. Isto pode causar interferência na recepção do sinal da TV. As mais comuns são congelamentos de imagem e estalos no som.

O sistema de 4G é uma das tecnologias mais avançadas usadas pela telefonia móvel e que permite que celulares, smartphones, laptops e tablets acessem a internet com velocidades muito rápidas.

A faixa de 700 MHz, além de aumentar o total de frequências disponíveis para a banda larga móvel, apresenta vantagens na propagação do sinal. Adicionalmente, a faixa facilita o acesso a programação em ambientes fechados.

Na região Norte 291 municípios já tem viabilidade técnica para entrar em operação; na Centro-Oeste, 153; no Nordeste, 1.139; no Sudeste. 166; e no Sul, 9. Algumas das capitais onde já existe a viabilidade de implantação do LTE são Boa Vista (RR); Brasília (DF); Campo Grande (MT); Fortaleza (CE); Macapá (AP); Natal (RN); Rio Branco (AC); e Teresina (PI).

Para saber as cidades em que se pretende realizar a "Mitigação Preventiva" e as cidades em que ela já foi realizada e, portanto, houve a ativação do SMP na faixa de 700 MHz, basta acessar r o relatório de "Ativação de cidades" no site TV perfeita.

--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado