Revista National Geogaphic revela as ameaças aos últimos povos indígenas isolados do planeta



A revista National Geographic acompanhou a luta das últimas tribos selvagens da Amazônia para manter suas tradições vivas. Tema é capa da edição de outubro

 Em cima de motos para patrulhar madeireiros ilegais, integrantes do povo Guajajara vestem roupas simples e equipamentos limitados para proteger o que chamam de 'casa'. Para combater o desmatamento de terras indígenas, o grupo luta para impedir que sua tribo seja vítima da ganância da sociedade atual 

Garimpeiros, fazendeiros e madeireiros são os inimigos declarados dos últimos povos indígenas isolados da Amazônia brasileira. Na edição de outubro, a National Geographic traz em sua capa a emocionante luta pela sobrevivência das tribos que, em pleno século 21, permanecem isoladas da sociedade e da vida moderna.

A floresta onde eles vivem há séculos corre perigo. No Maranhão, para se protegerem do desmatamento ilegal, 100 voluntários indígenas, que se intitulam Guardiões da Floresta, trabalham com um foco: evitar a extração ilegal de madeira que está dizimando áreas protegidas no leste da Amazônia. Além da flora devastada, animais selvagens, que há muito tempo sustentam a cultura de caça da tribo Guajajara, estão desaparecendo da região. A National Geographic conheceu e acompanhou de perto a rotina do grupo.  

Os riscos certamente são grandes, mas os guajajaras adotaram estratégias de sobrevivência eficazes desde os seus primeiros contatos sangrentos com forasteiros, há séculos atrás. Bem piores são as agruras de outra tribo, com a qual eles dividem a reserva Arariboia: a Awá, um povo isolado ou não contatado que vive na parte mais oriental da Amazônia. Vários bandos de nômades awás vagueiam pelas matas no centro do território, em fuga quase constante dos chiados de molinetes e motosserras. Na estação seca, o perigo é outro, as queimadas.

Por toda a Bacia Amazônica crescem as ameaças à segurança das estimadas 50 a 100 tribos isoladas e não contatadas – talvez, 5 mil pessoas no total. Esses grupos constituem a maioria das tribos isoladas remanescentes no mundo.

A edição de outubro da National Geographic chega às bancas a partir de 24 de outubro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado