Da região Sul ao Cerrado: ‘Globo Rural’ mostra cultivo de trigo

 

Quem não abre mão do pão em suas refeições talvez não imagine que o trigo usado para o preparo do alimento, tão presente na mesa dos brasileiros, durante muito tempo encontrou poucas terras aptas ao seu cultivo pelo país. Mas pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Cerrados, sediada em Brasília, apontam uma transformação neste cenário. O 'Globo Rural' deste domingo, dia 21, mostra como o trabalho da unidade de pesquisa, que busca a adaptação do plantio de variedades para o Cerrado, vem atuando neste sentido: tradicionalmente cultivado na região Sul, o trigo já pode ser plantado em lugares como Minas Gerais, Bahia e Goiás.

 

Além da extensão da área de solos adequados ao plantio do cereal, o sucesso da adaptação do trigo ao Cerrado apresenta outras consequências positivas. A qualidade da gramínea, em comparação à produzida no sul do Brasil, já vem sendo considerada melhor. Um dos fatores responsáveis por isso é a possibilidade do cultivo em locais que recebem menos chuvas, o que diminui a proliferação de doenças nas plantações.

 

Enquanto algumas consequências já são realidade, outras ainda são esperadas. Afinal, o plantio do trigo no Cerrado segue um processo parecido pelo qual passou a soja há alguns anos, produto igualmente característico da região Sul. A expectativa é que, quanto mais bem sucedida esta adaptação para o bioma, menos o Brasil tenha a necessidade de importar trigo, e, quem sabe, possa se tornar autossuficiente na produção do cereal.

 

O 'Globo Rural' vai ao ar aos domingos depois de 'Pequenas Empresas & Grandes Negócios'. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado