MASP recebe Festival Plano de Menina
Karol conká e Adriana Carvalho da ONU Mulheres estão entre as confirmadas do evento gratuito que terá bate-papo, palestras, shows e divulgação de pesquisa inédita
O Dia Internacional da Menina é comemorado em 11 de outubro e por este motivo a escolha da data para a realização do festival. A inspiradora programação trará histórias reais de meninas da periferia que estão conquistando seus planos por meio do Instituto e transformando não só sua realidade, mas como de toda sua família e comunidade com uma nova visão de mundo e conexões com propósito que são realizadas.
Entre as presenças confirmadas no festival estão a cantora Karol Conká com uma apresentação especial, a Miss Brasil 2019, Julia Horta falando sobre autoestima para além da estética; Alexandra Gurgel do canal Alexandrismo falando sobre LGBTQI+ e gordofobia, Jules Faria da ONG Thing Olga que falará sobre seu mini documentário sobre assédio sexual, a rapper Yzalu que é PCD e falará à respeito de sua ferramenta política de inclusão, Adriana Carvalho da ONU Mulheres, apresentação da jornalista Joyce Ribeiro, que será uma das mestres de cerimônias do evento, entre outras convidadas.
O Instituto Plano de Menina foi criado pela jornalista e comunicadora social Viviane Duarte em 2016, e já impactou positivamente a vida de mais de duas mil meninas em São Paulo. Atualmente está presente em dez estados do país com uma metodologia que promove a autoestima, confiança e protagonismo de meninas brasileiras. Além disso, acaba de firmar parceria inédita com a secretaria da educação para inserir o projeto nas escolas de ensino fundamental de SP.
O projeto tem módulos de oficinas sobre educação financeira, empreendedorismo, liderança, programação, direito, cidadania, inteligência emocional e outros temas. Após passar pela jornada de oito meses de cursos profissionalizantes, a menina se forma pelo projeto e é encaminhada às vagas de emprego de jovem aprendiz por meio de parcerias do Instituto com grandes empresas como Unilever, Amaro, Pepsico, Bayer, Omie, entre outras.
"Queremos fazer mais que advocacy, queremos transformar a vida de meninas que nascem sem oportunidades e engravidam cedo, reproduzindo o histórico familiar. Enquanto leis não saem do papel é preciso agir e garantir que estas meninas sejam protagonistas de suas histórias", afirma Vivi Duarte.
O festival terá o lançamento oficial do minidocumentário "ME DÁ UMA LICENÇA", cocriado pelas meninas que participam do projeto. Confira abaixo a programação do 1º Festival de Meninas do Brasil:
15h30 - Abertura com banda As Valquirias
15h45 - Quando eu era uma menina -- Mylene Ramos
15h50 - A Mulher que eu quero ser -- Julia Ilario
15h55 - Banda As Valquírias
16h00 - Às 16h10 Girls Talk com Alana, Gabriela e Luana
16h15 - Banda As Valquírias
16h25 - Batalha de Poesia -- Amanda, Camila, Leticia
16h30 - Sessão minidoc Me dá uma licença
16h40 - Painel Me dá uma licença -- Jules Faria, Victoria Dandara, Julia Teodoro e Luz Ericka
17h25 - Show Yzalu
17h35 - Quando eu era uma menina -- Valéria Almeida
17h40 - A mulher que eu quero ser -- Pamela (etec)
17h45 às 17h55 - Girls Talk -- Meninas do Grajaú
18h00 - Show Yzalú18h05 - Painel Pesquisa: Autoestima da menina brasileira,Julia Horta, Ellora Haonne, Xan Ravelli, Alexandra Gurgel, Adriana Carvalho18h50 - A menina que eu era e a mulher que eu sou -- Amanda & Yzalu19h05 - Painel: Lugar de menina 19h40 às 19h50 - Homenagem - Representatividade: Joyce Ribeiro; Inspiração: Alexandra Gurgel e Realização: Juju Gol.20h10 -- Encerramento.
ENTRADA GRATUITA E LIMITADA - SE INSCREVA: docs.google.com/forms/d/1qtu2xxOv2KOGlUq16fTumTf5EAZdxQui4dYaQRtFbQY/prefill
Comentários