Romance entre homens com Daniel Day-Lewis estreia no Sundance TV

Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro de 1985, ´Minha Adorável Lavanderia´ conta com a sensível direção de Stephen Frears em trama que segue pertinente nos dias atuais


São Paulo, 9 de outubro de 2019 – A madrugada de domingo, 13, para segunda, 14, terá um atrativo a mais para os cinéfilos. O canal por assinatura Sundance TV transmitirá, à partir da 01h50, o clásico "Minha Adorável Lavanderia" (´My Beautiful Laundrette´), apontado como o primeiro filme britânico a representar um romance abertamente gay e um dos pioneiros a refletir sobre a estrutura econômica e social do Reino Unido sob o comando de Margaret Thatcher.

Além disso, o longa é uma das primeiras exibições públicas do talento de Daniel Day-Lewis como Johnny (Oscar de ator por Sangue Negro, Lincoln e Meu Pé Esquerdo), que até então tinha aparecido numa ponta em Gandhi (1982), fazendo par com o estreante Gordon Warnecke, no papel de Omar. Também é um dos primeiros trabalhos de destaque nas telonas de Stephen Frears, hoje aclamado pela direção de ´A Rainha' e ´Ligações Perigosas´.

A somatória de talentos resulta num filme que não envelheceu em termos técnicos, estéticos e de roteiro, abordando questões que continuam tocando o ser humano, como o racismo, preconceito, amor homossexual, xenofobia, degradação da sociedade e do mercado de trabalho, e muitos outros.

A trama acompanha Omar, jovem britânico de família paquistanesa que não encontra ocupação na metrópole em recessão e passa a tomar conta do estacionamento de um tio, revelando-se um excelente negociante.

Apesar disso, ele sente na pele o preconceito étnico e racial na Grã-Bretanha da década de 80. "Todo mundo precisa pertencer a alguém ou a algum lugar", diz, em determinado momento de ´Minha Adorável Lavanderia´. Esse sentimento de pertencimento permeia toda a obra e só aumenta quando Omar reencontra um antigo amigo de infancia: Johnny.

Ele, por sua vez, é um britânico branco que já marchou contra os imigrantes e levantou a bandeira dos supremacistas, o que lhe é lembrado pelo pai de Omar mais tarde, no filme. As pazes entre os personagens virão com o crescimento do sentimento que possuem um pelo outro, tudo canalizado com a reforma e reinauguração de uma lavanderia, que funciona como verdadeiro símbolo de uma vida a dois que se inicia.

*Não perca: domingo, 13/10, às 01h50, "Minha Adorável Lavanderia", na Sundance TV (Canal 516 da Sky).

**Reapresentações: 18/10 (sexta-feira), às 3h15 e 19/10 (sábado), às 01h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado