RÁDIO CULTURA FM PRIVILEGIA ÓPERA EM SUA PROGRAMAÇÃO E PREPARA NOVIDADES PARA 2023

Kelli O'Hara como Laura Brown, Renée Fleming como Clarissa Vaughan, e Joyce DiDonato como Virginia Woolf em The Hours de Kevin Puts - Foto - Evan Zimmerman - Met Opera

 
 
 



 

 

Em 2023, a Rádio Cultura FM (103,3) terá novidades em sua programação, incluindo a retomada das gravações de óperas completas nos teatros da cidade de São Paulo, como já aconteceu no passado quando registrou a ópera "Dom Casmurro", do brasileiro Ronaldo Miranda, "O Chapéu de Palha de Florença", de Nino Rota, ou ainda "João e Maria", de Engelbert Humperdinck.
 

E no próximo dia 18 de dezembro, às 15h, a Cultura FM transmite a recém-estreada "The Hours", ópera de Kevin Puts, com libreto de Greg Pierce, escrita sob encomenda para o Metropolitan Opera de Nova York e para as três grandes protagonistas: Renée Fleming, Kelli O'Hara e Joyce DiDonato. A transmissão da Cultura FM é a estreia mundial da ópera no Rádio.
 

Tradição em ópera
 

A Rádio Cultura FM, que acaba de completar 45 anos, apresenta óperas completas aos domingos há décadas. Neste contexto, há mais de 20 anos transmite as gravações realizadas para o rádio pelo Metropolitan Opera de Nova York, que faz suas matinês radiofônicas há mais de 90 anos.
 

Além dos "Teatro de Ópera" e "Metropolitan Opera", programas dedicados à ópera completa, a Cultura FM também teve ao longo de seus 45 anos diversas séries dedicadas ao tema, assim como programas semanais, a exemplo de "Cena Lírica", apresentado pelo maestro Walter Lourenção, e o "Seguindo a Ópera", com o diretor cênico Walter Neiva (falecido em 2021).
 

A ópera também está presente em outros programas da emissora, "Desperte com os Clássicos", "Oito em Ponto", "Estação Cultura" e "Tarde Cultura", que trazem em sua seleção musical diária aberturas e árias de ópera. Além disso, programas apresentados pelos maestros Julio Medaglia e João Maurício Galindo, e pelo violista Marcelo Jaffé já dedicaram diversas edições ao segmento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado