NOVA SÉRIE DO FASHIONTV, MADE IN KYOTO TRAZ AS MAIS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES MILENARES DO JAPÃO


 

Com estreia em 11 de janeiro, a primeira temporada da série chega com a proposta de apresentar o que há de melhor da cidade - da tecelagem tradicional e gastronomia, à robótica de última geração
 

Produção é assinada pela MBS Japão - Mainichi Broadcasting System, parceira do Grupo Box Brazil
 

Os seculares quimonos e tecidos Nishijin derivam seu nome de um conhecido processo que teve origem no distrito de Nishijin, em Quioto. Crédito da foto: MBS Japão

 Para obter mais imagens dos episódios clique NESTE LINK


Janeiro de 2023 - Por mais de um milênio, de 794 a 1868, Quioto (ou Kyoto, em japonês) foi a capital da Corte Imperial do Japão até ser substituída por Tóquio. A excelência japonesa, seus santuários e templos, a cultura do artesanato, a tradicional tecelagem da região hoje disputada pelos grandes nomes da alta costura mundial, entre tantos outros atributos e belezas milenares têm, incontestavelmente, suas raízes em Quioto. A primeira temporada da série Made in Kyoto, que estreia em 11 de janeiro, a partir das 20 horas, no canal de TV por assinatura FashionTV e na Box Brazil Play, pretende mostrar o fascínio dessa cidade que traz a essência da cultura japonesa, agora refinada e adaptada aos tempos modernos.
 

Ao longo dos 11 episódios desta primeira temporada, Made in Kyoto apresenta a rica manifestação artesanal do Japão -- da tecelagem tradicional e da gastronomia, à robótica de última geração, tudo criado e cultivado pelos novos mestres do design, arte, moda e cultura.
 

Toda a arquitetura e design da exuberante Quioto em episódios de 30 minutos, que mostram variados aspectos da cidade, como os seculares quimonos e tecidos Nishijin; O Gofun Nail, um dos mais tradicionais esmaltes japoneses que tem entre seus ingredientes um pó fino de casca de vieira (pigmento branco também usado na milenar pintura japonesa); todo o esplendor dos papéis de parede feitos em processo artesanal; o doce colorido que mais parece uma obra de arte comestível; a Kameya Iori, confeitaria com mais de 400 anos; uma das mais antigas tradições: a encantadora arte de fazer leques; as esplendorosas cerejeiras; o trem Torokko; as ruas Shinmachi e Muromachi, com suas lojas têxteis; templos, igrejas, castelos.
 

Made in Kyoto é uma produção da MBS Japão - Mainichi Broadcasting System - e faz parte da parceria com o Grupo Box Brazil que já trouxe ao canal Prime Box a série de sucesso Sobre Amar e Saborear. Outras produções japonesas estão previstas para 2023.
 

Clique AQUI para acessar a lista de operadoras de TV por assinatura que oferecem o FashionTV em seu line-up. O programa também pode ser assistido na plataforma de streaming Box Brazil Play.

 

Confira abaixo um pouco sobre cada episódio dessa primeira temporada.

 

EPISÓDIO 01 -- Genuíno de Kyoto

Neste episódio será apresentada a tecelagem Nishijin que deriva seu nome de um conhecido processo originado no distrito de Nishijin, em Kyoto. Os quimonos e tecidos Nishijin datam de uma tradição de muitos séculos e são utilizados na alta costura por Dior, Yves Saint Laurent, entre outras grandes maisons internacionais. Será apresentado também o processo de fabricação de papéis de parede japonês -- karakamis -- que são feitos em um processo artesanal secular. A renomada culinária de Quioto será apresentada com mais de 100 restaurantes reconhecidos internacionalmente como patrimônio cultural da UNESCO. Com arquitetura singular e secular, 'Machiya" são as casas tradicionais de Kyoto.


EPISÓDIO 02 -- Doces Tradicionais (Primavera e Verão)

Em Kyoto, antiga capital do Japão, as pessoas nutriram muitas tradições culturais e preservaram os costumes típicos e únicos de cada estação. Um exemplo é o Wagashi, um doce japonês. Neste episódio conheceremos o Festival de Bonecas, oferendas tradicionais para que meninas cresçam saudáveis. À medida que essa época se aproxima, os confeiteiros começam a vender hichigiri, um delicioso bolo de arroz doce com pasta de feijão vermelho ou um purê doce.
 

EPISÓDIO 03 - Doces Tradicionais (Outono e Inverno)

Quioto também é o centro da cerimônia do chá. E os kiogashi estão intimamente relacionados a esta cerimônia. "Kameya Iori" é uma confeitaria bem conhecida. Foi fundada há 400 anos. Kiogashi (um doce feito ao estilo de Kyoto) continua na tradição japonesa e faz parte do festival do crisântemo.
 

EPISÓDIO 04 - Artesanato (leques de papel, leques dobráveis, panos de embrulho)

Uma das mais antigas tradições de Kyoto é a arte de fazer leques, que existe desde o século nove. Veremos alguns dentre vários tipos de leques que são feitos de forma artesanal: Kyo-Sensu (leque de Kyoto), Hiougi (leque de cipreste), Uchiwa estilo Kyoto (leques redondos), Byakudansen (leque de sândalo) e Mai Sensu (leque de dança).
 

EPISÓDIO 05 - Igrejas antigas

Em 1889, o cristianismo ortodoxo ganhou uma base em Kyoto e originou uma arquitetura específica: mescla de tradições culturais e religiosas do Oriente e do Ocidente em plasticidade e beleza únicas.
 

EPISÓDIO 06 - Jardim Botânico (Verão e Inverno)

O Jardim Botânico da Província de Kyoto tem quase um século de história. No Jardim Botânico de Quioto veremos uma estufa com árvores e plantas da África, Madagascar, Amazônia, Índia Ocidental, Japão, Península Malaia, Bolívia, Tanzânia, China, entre muitas outras localidades. A arte do paisagismo japonês aplicado à biodiversidade das mais diversas regiões do planeta.
 

EPISÓDIO 07 - Jardim Botânico (Primavera)

Kyoto é a capital das flores e seu paisagismo é uma referência no mundo por sua singularidade oriental. A vista de tirar o fôlego faz com que as pessoas se esqueçam de piscar os olhos. Veremos algumas das mais de 70 variedades de cerejeiras, incluindo somei-yoshino e yamazakura, e todas são adornadas com flores.
 

EPISÓDIO 08 - O Trem Romântico

O trem Torokko leva os visitantes em uma curta viagem para experimentar a beleza do outono. Uma obra monumental que no século XIX foi um enorme desafio pelas dificuldades da geografia da região mais bela da Província de Kyoto.
 

EPISÓDIO 09 - Ruas históricas

Neste episódio Made In Kyoto andará por duas importantes ruas históricas: Rua Shinmachi e Rua Muromachi. No período Edo, essas ruas eram o centro econômico da capital, com uma série de lojas têxteis ainda em atividade e que produziam para as casas imperiais, famílias de samurais e comerciantes ricos.
 

 EPISÓDIO 10 - Casas tradicionais

O episódio visitará três tradicionais casas que datam do século XVIII e são obras arquitetônicas características do período Edo, quando Kyoto era a capital do Japão. A casa Isa de 1734, a casa Sawai de 1740 e o Castelo Nijo do início deste período histórico de grande importância.
 

EPISÓDIO 11 - Casa e hotéis antigos e novos

Na fronteira entre Kyoto e Osaka, na base do Monte Tennozan, há uma casa escondida por uma quantidade impressionante de folhagem. Chochikukyo é uma casa de um andar feita de madeira construída em 1928. A casa combina a bela simplicidade da arquitetura estilo sukiya e o design geométrico. O Hotel Westin Miyako Kyoto tem uma localização de destaque que serve como um mirante com vista para a cidade de Kyoto. No passado, recebeu convidados do estado e outros dignitários que visitavam a cidade.

SERVIÇO

Estreia da série Made in Kyoto (Temporada 1)

Canal: FashionTV

Primeiro episódio: 11/01/2023 às 20h

Novos episódios: quartas-feiras, às 20h

Reprises: terças às 12h, quintas às 22h30, sextas às 14h,

sábados às 23h, domingos às 19h30

Quantidade de episódios: 11

Duração de cada episódio: 30 minutos

Classificação indicativa: Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado