Eurochannel apresenta a minissérie inédita Abolição, inspirada nos livros de Robert Badinter


 

 

Inspirada nos livros L'Exécution e L'Abolition, do advogado Robert Badinter, responsável pela abolição da pena de morte na França, a minissérie francesa inéditaAbolição estreia dia 1/4, quinta-feira, às 22h, no Eurochannel.

 

Exibida em duas partes, a produção refaz as principais passagens contidas nos livros, entre elas o relato de Badinter sobre a sua tentativa frustrada de impedir que seu cliente Roger Bontems, condenado por assassinato sem tê-lo cometido, fosse submetido à guilhotina.

 

Mesmo com uma batalha perdida, Badinter continuou a lutar contra seu principal inimigo de forma incansável. Em 1977, deu o primeiro passo para uma grande vitória: com um discurso eloquente, regido pela ideia de que no futuro a pena de morte seria extinta, ele fez com que seu cliente Patrick Henry escapasse da guilhotina e fosse apenas condenado.


No mesmo ano em que foi empossado Ministro da Justiça da França, na presidência de François Mitterrand, Badinter criou uma lei que garantiu a abolição da pena de morte no país.

 

Em A Abolição, Charles Berling, de Como Matei Meu Pai (How I Killed My Father, 2000) é Robert Badinter; Gérard Depardieu, de Asterix e Obelix Contra César(Astérix et Obélix contre César, 1999) e Green Card – Passaporte Para o Amor (Green Card, 1990) é Henry Torrès; Marc Bodnar é Roger Bontems, enquanto Quentin Ogier é Patrick Henry. A direção é de Jean Daniel Verhaeghe.

 

Eurocinema: Abolição (L'Abolition, França, 2008)

Parte I – Estreia dia 1/4 (quinta-feira), às 22h

 

Sinopse: Enquanto dedica seu tempo ao escritório de advocacia e à escola de direito onde dá aulas, Robert Badinter (Charles Berling) é chamado pelo colega Philippe Lemaire (Alain Fromager) para se juntar à defesa de Roger Bontems (Marc Bodnar), cujo julgamento se iniciará em breve. Ele resolve se dedicar ao caso ao saber que Bontems e Claude Buffet (Thierry Gibault), também envolvido no mesmo crime, podem ser submetidos à pena de morte – punição que combatia com todas as suas forças. Sabendo que seu cliente não foi autor das mortes, Badinter tenta impedir que ele seja morto injustamente. Com o perdão presidencial negado, ele sofre uma grande derrota. Bontems e Buffet são guilhotinados em 1972. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​NOVA SAFRA DE “UMA MULHER DE PESO” NO TLC SEGUE WHITNEY THORE EM FASE CRÍTICA DA CARREIRA E NA VIDA PESSOAL

DUPLA DÁ VIDA NOVA A CASAS ABANDONADAS NA SÉRIE “ALISON E DONOVAN: REFORMANDO COM ESTILO”

Paramount Channel Programação Semanal 1º a 07 de abril