ACADEMIA CARIOCA É TEMA DE “MESTRES DO COMBATE” NO DISCOVERY CHANNEL.
Na tradicional academia Gracie, os apresentadores Jimmy Smith e Doug Anderson treinam jiu-jitsu com lutadores brasileiros
O Discovery Channel estréia em 12 de maio, às 22h, o episódio brasileiro da série MESTRES DO COMBATE (FIGHT QUEST) gravado na academia da família Gracie, no Rio de Janeiro. Com a exibição de episódios inéditos sempre às segundas-feiras, às 22h, a série mistura em sua fórmula elementos da luta livre com uma verdadeira imersão em diversas culturas. Além do Brasil, Jimmy Smith e Doug Anderson visitaram as Filipinas, China, Japão, Coréia, Cidade do México, Tailândia, Israel e Índia.
Jim e Doug, como são conhecidos, viajam o mundo para aprender técnicas de diversas modalidades de lutas e, no ponto alto do episódio, enfrentam lutadores locais em um combate vale-tudo. No Brasil, praticaram Jiu-Jitsu durante uma semana com professores da Academia Gracie e, ao final, irão combater os melhores alunos.
Segundo alguns historiadores o jiu-jitsu ou "arte suave", teve origem na Índia e era praticado por monges budistas. Preocupados com a auto defesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas. Com a expansão do budismo o jiu-jitsu percorreu o Sudeste asiático, a China e, finalmente, chegou ao Japão, onde se desenvolveu e popularizou-se.
Fundador da academia Gracie, em 1925, e referência na modalidade, Carlos Gracie iniciou o primeiro caso de mudança de nacionalidade de uma luta (jiu-jitsu), ou esporte, na história mundial. Anos depois, a arte marcial japonesa passou a ser denominada de jiu-jitsu brasileiro, sendo exportada para o mundo todo, inclusive para o Japão.
Comentários
comoO fassoO????