GLOBOSAT HD ABORDA CIDADE TCHECA EM “BOHEMIA – UM ANO NAS ZONAS ÚMIDAS”

 

 

  • Filme é resultado de cem dias de filmagem acompanhando todas as estações do ano

 

  • Direção de Michael Schlamberger e Jiri Petr

 

  • Episódio único será transmitido quinta-feira, dia 5, às 20h30

 

 

Bohemia, na República Tcheca, tem uma longa e histórica trajetória que o Globosat HD aborda no documentário de 50 minutos "Bohemia – Um ano nas zonas úmidas", dirigido por Michael Schlamberger e Jiri Petr e que será exibido nesta quinta-feira, dia 5, às 20h30, dentro da faixa Natureza. O filme é resultado de mais de cem dias de filmagem acompanhando todas as estações do ano e comprova que, mesmo hoje em dia, é possível encontrar vida selvagem no coração da Europa Moderna. Um dos fatores para isso vem da Idade Média, quando os engenheiros construíram um eficaz sistema de irrigação para a agricultura que funcionou por séculos.

 

O primeiro registro do nome da cidade foi Boi-Heim, ainda no século I a.C. Em seguida foi lar de uma tribo celta – os Boii. Hoje em dia, Bohemia faz parte da República Tcheca e raramente recebe turistas. Vive escondida no coração da Europa, onde um mundo parado no tempo, praticamente intocado, encontra-se cercado pelo século 21. Algumas áreas são um santuário de vida selvagem, zonas úmidas que abrigam várias espécies de pássaros e mamíferos que poucas pessoas acreditariam ser nativos da Europa.

 

Ironicamente essas zonas úmidas foram feitas pelo homem, com quase 500 lagos escavados artificialmente e ligados através de canais. "Bohemia – Um ano nas zonas úmidas" acompanha as quatro estações do ano nesta paisagem encantadora e extraordinária que poucos conhecem. Mesmo cercada de lagos e canais artificiais, a vida selvagem continua a se desenvolver. Existem mais de 150 espécies de aves migratórias que chegam às terras úmidas para fugir do inverno rigoroso, veados-vermelhos nas florestas que cercam os lagos, lontras e, surpreendentemente, uma população de alces selvagens, animais que pouca gente associa com a Europa já que são vistos como nativos da América do Norte.

 

Vários engenheiros se envolveram na construção desses lagos, o mais famoso sendo Jakub Krčín (1535 – 1604). Ele não apenas terminou as obras que começara anteriormente como também construiu o maior dos lagos, o Rožmberk, com mil hectares. Hoje, os lagos artificiais fazem parte da cultura desta região da República Tcheca e as pessoas ainda pescam da maneira tradicional, drenando a água e encurralando os peixes nas redes para que possam ser coletados, escolhidos e vendidos. Os dutos e canais de irrigação que controlam os níveis de água nos lagos ainda são utilizados como na Idade Média. "Bohemia – Um ano nas zonas úmidas" é praticamente uma viagem ao passado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado