NATGEO APRESENTA O DOCUMENTÁRIO “11 DE SETEMBRO”



Amanhã, dia 03, a partir das 22h, com dois episódios na sequência
  
O canal NatGeo aproveita os rumores sobre a morte do Osama Bin Laden e apresenta amanhã, dia 03, a partir das 22h, o programa"11 de Setembro", com dois episódios na sequência.

Às 22h, vai ao ar o episódio "A Primeira Hora". O documentário faz um esboço do caminho seguido até 11/09, dissecando o mosaico de pessoas, lugares, ideologias e eventos que levaram àquele dia através do uso de vinhetas específicas e essenciais. A narração inicia-se no Afeganistão Soviético, em 1979, e termina no Afeganistão do Al Qaeda, em 1996 (onde se inicia a Hora 2). Mas a história de 11/09 poderia ter início em qualquer ponto desse arco temporal, onde, suspeita-se, nasceram as raízes do esquema de 11/09. O criador de bombas paquistanês Ramzi Yousef não era membro da Al Qaeda, o grupo que executou o ataque de 11 de setembro. Ele foi, sim, a mente por trás do primeiro ataque ao World Trade Center, em 1993. Seu objetivo era atingir o país cuja política no Oriente Médio o incomodava. Outros muçulmanos radicais tinham o mesmo objetivo, mas sua origem remonta a 1979, quando os rebeldes afegãos, mujahedin, faziam o jihad, ou guerra santa, contra as tropas soviéticas invasoras. O jihad para salvar os muçulmanos oprimidos tornou-se um pára-raios para os muçulmanos radicais de todo o mundo e para os estrangeiros que compartilhavam de suas intenções. Entre aqueles levados à região em nome do jihad estava um rico jovem saudita, Osama Bin Laden. Ao final da guerra Soviética-Afegã, Bin Laden havia se firmado como o Robin Hood do jihad. Ele ajudou a desenvolver uma rede mais eficiente para o movimento, foi co-fundador de um grupo chamado Al Qaeda - ou "a base" - que faria uso dessa rede e finalmente usurparia o poder de seu mentor, o fundador do grupo, e passaria a controlá-la. Em meados de 1996, Ramzi Yousef foi capturado pelo primeiro atentado ao World Trade Center e a inteligência americana começou a entender a grande ameaça que o jihad – personificado pela Al Qaeda – representava para a América. O que foi iniciado por Yousef seria terminado por Bin Laden, que ouvira falar pela primeira vez sobre uma "operação com aviões" logo após seu retorno ao Afeganistão.

E em seguida, às 23h, "A Hora H". O programa nos dá um relato detalhado e comovente do que realmente aconteceu no trágico dia de 11 de setembro. Nas primeiras horas dessa manhã histórica, dezenove soldados do Al Qaeda passam pela segurança do aeroporto, prontos para cumprir a "operação Aviões", um plano cuidadosamente orquestrado por Osama Bin Laden. O grupo é liderado por quatro homens que receberam um extensivo treinamento de vôo e estão preparados para atingir seus alvos usando jatos de passageiros. Uma vez tendo subido a bordo e tomado o controle de quatro aviões, os seqüestradores iniciam sua jornada em direção àqueles que acreditam ser os símbolos da opressão americana. Às 8h46 da manhã, o vôo 11, da American Airlines, atinge a porção superior da Torre Norte do World Trade Center. Menos de vinte minutos depois, o vôo 175, da United Airlines, atinge a torre Sul, deixando claro que se trata de um ataque internacional. O Corpo de Bombeiros de Nova York e várias outras unidades de resgate tentam desesperadamente salvar aqueles que ficaram presos nos andares superiores dos edifícios. No entanto, muitos não podem ser alcançados. Centenas de vidas são perdidas e muitos ficam feridos. O desastre cresce ao passo em que outros dois aviões seqüestrados se aproximam rapidamente do Pentágono e da capital americana, Washington D.C.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado