CANAL BRASIL ESTREIA NOVA TEMPORADA DE O SOM DO VINIL

 

Comandado por Charles Gavin, programa de estreia traz Caetano Veloso e os bastidores do processo de criação do álbum 'Araçá Azul'

 

Colecionador de raridades em vinil, Charles Gavin sabe a importância que o LP tem na história da música brasileira. O ex-baterista do Titãs continua revelando as curiosidades dos bastidores de discos que se tornaram clássicos da MPB na quinta temporada de O Som do Vinil, que estreia dia 06 de maio, sexta-feira, às 21h30, no Canal Brasil. No episódio de esteia, Caetano Veloso conta sobre o processo de criação de "Araçá Azul", lançado em 1972. 

 

A cada episódio, o músico faz uma viagem no tempo para falar sobre alguns dos álbuns mais importantes na história da música brasileira. Gavin entrevista músicos, produtores, diretores, engenheiros de som, amigos e familiares que revelam os bastidores da gravação de cada disco, o processo de criação e o cenário musical e histórico da época em que o LP foi lançado. Os depoimentos são costurados com imagens de arquivo, entre vídeos, fotografias, clipes e capas de discos.

 

No episódio de estreia, Caetano Veloso relembra as histórias de "Araçá Azul" – álbum que gravou praticamente sozinho em 1972, improvisando letras e experimentando sonoridades. Entre as lembranças, Caetano contou que o título do disco surgiu de um sonho, e falou da participação especial de Edith Oliveira na faixa "Sugar Cane Fields Forver" e da recepção do disco na época. "A gravadora me dizia que o disco tinha batido recorde de devolução", lembrou Caetano. Segundo ele, uma das razões é que a primeira música não era uma canção normal. "Era uma faixa longa, só de grunhidos", relembra o cantor imitando os sons.

 

A nova temporada remonta o processo de criação de sucessos como "Prelude" (Eumir Deodato), "Arthur Verocai" (Arthur Verocai), "Pery é Todo Bossa" (Pery Ribeiro), "Ronnie Von" (Ronnie Von), "Grande Circo Místico" (Edu Lobo), "Manera Fru Fru Manera" (Fagner), "Estrada da Vida" (Milionário e Zé Rico), "Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda" (Hyldon), entre outros.  Em agosto, quando a série completa cem apresentações, o público confere ainda um programa especial com Gilberto Gil, no qual o artista traça um panorama de sua carreira a partir de três álbuns importantes: "Refavela", "Refazenda" e "Realce".

 

O trabalho de pesquisa de O Som do Vinil é realizado em parceria com o jornalista e crítico de música Tárik de Souza, que também assina o roteiro. Gavin também é autor do livro "300 Discos Importantes da Música Brasileira", com textos dos jornalistas Carlos Calado, Arthur Dapieve e Tárik de Souza.

 

O Som do Vinil

Estreia: 06 de maio, às 21h30.

Horários alternativos: sábado, às 13h30. Segunda, às 16.

Classificação etária: livre.

www.canalbrasil.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado