NATGEO ESTREIA: “HIROSHIMA: O DIA SEGUINTE”


Sábado, dia 06, às 21h.

A bomba atômica lançada em Hiroshima no dia 06 de agosto de 1945 foi um acontecimento que mudou o mundo. A imagem da fúria de Little Boy foi vista tantas vezes que muitos se tornaram insensíveis ao seu poder de devastação. Sessenta e seis anos se passaram, mas o mundo não esqueceu. No sábado, dia 06, às 21h, o NatGeo estreia "HIROSHIMA: O DIA SEGUINTE".

"HIROSHIMA: O DIA SEGUINTE" apresenta a história da primeira bomba atômica a partir de dois pontos de vista pessoais e radicalmente distintos: o depoimento minuto a minuto daqueles que foram afetados mais profundamente – os sobreviventes – e os relatórios dos cientistas e militares enviados pelo governo dos Estados Unidos a Hiroshima para analisar de maneira direta o poder desta nova arma que seu país havia "deixado cair" sobre uma cidade e seus habitantes.

O uso de armas atômicas antecipou o fim da Segunda Guerra Mundial, mas teve um custo humano incrível. Em Hiroshima, a bomba atômica era utilizada pela primeira vez em combate e posteriormente só seria usada mais uma vez: no bombardeio contra Nagasaki. De 1 de dezembro de 1941 a 31 de dezembro de 1946, 16,1 milhões de pessoas, parte das forças armadas dos Estados Unidos, participaram da Segunda Guerra Mundial. Alguns estimam que 292 mil americanos, entre soldados, fuzileiros e pilotos, tenham morrido em combate, um número para outros é ainda muito maior.

Desenvolvida no Laboratório Nacional Los Alamos, a primeira bomba atômica foi testada em 16 de julho de 1945 ao ser lançada a centenas de metros de altura no deserto do Novo México. Em 6 de agosto de 1945, o B-29 "Enola Gay" soltou a "Little Boy", a primeira arma atômica usada em combate, sobre Hiroshima, no Japão. A explosão aconteceu às 8h15, horário local, e devastou a cidade. O objetivo alvo era a ponte Aioi, em formato de T. Contudo, a bomba explodiu a metros de distância do Hospital Shima. O calor e a radiação emitidos pela explosão causaram a morte de 70 mil pessoas na cidade, mas estima-se que o número de mortos tenha chegado a mais de 100 mil até o final de 1945.

O comando da missão em Hiroshima foi do tenente-coronel Paul W. Tibbets Jr. O capitão da Marinha William S. Parsons armou a "Little Boy" durante o vôo enquanto o tenente Morris R. Jeppson ficou responsável em retirar a trava de segurança. Depois da queda da segunda bomba atômica, a "Fat Man", sobre Nagasaki, o governo japonês se rendeu formalmente em 2 de setembro de 1945.

Estabelecido em 1944 pelo Departamento de Guerra por uma ordem presidencial, o "United States Strategic Bombing Survey" (USSBS) era um relatório produzido para analisar e avaliar os ataques aéreos na Alemanha e nos países ocupados pelos nazistas (European Survey) e no Japão (Pacific Survey) para políticas e estratégias militares futuras. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado