HISTORY apresenta documentário sobre Charlie Wilson, personagem retratado no cinema por Mike Nichols
Deputado do Texas dos anos 1970 a 1990, Charlie Wilson ganhou reputação por organizar uma das operações clandestinas mais bem-sucedidas da CIA na história dos Estados Unidos. Adotando ideias liberais na condução das questões domésticas e uma postura linha-dura em relação à política externa, o deputado canalizou esforços na década de 1980 para financiar armamento para a resistência do Afeganistão, que lutava contra a União Soviética. Embora indiretamente, Wilson contribuiu para a derrota dos soviéticos, que culminou no colapso da antiga União Soviética, em 1991, e, posteriormente, na ascensão dos talibãs.
O documentário A Verdadeira História de Charlie Wilson, em cartaz no HISTORY dia 27/7, quarta-feira, às 18h, traz entrevistas com Aaron Sorkin, roteirista do filme Jogos do Poder (2007), baseado na trajetória de Charlie Wilson, dirigido por Mike Nichols e estrelado por Tom Hanks (no papel do deputado), Julia Roberts e Phillip Seymour Hoffman. Sorkin também foi o responsável pelo roteiro de A Rede Social (2010), que lhe rendeu um Oscar.
Com duas horas de duração, o documentário foi filmado em quatro países, incluindo Paquistão e Afeganistão, onde os ex-líderes de Mujahideen ainda se lembram do deputado e de seu estilo de vida playboy, e Moscou, no qual os comandantes do Exército Vermelho explicam como Wilson ajudou a transformar o Afeganistão no 'Vietnã Soviético'.
Morto em fevereiro de 2010, Wilson tornou pública a sua experiência no livro Charlie Wilson's War: The Extraordinary Story of the Largest Covert Operation in History (2003), escrito por George Crile, que serviu de inspiração mais tarde para o filme de Mike Nichols, Jogos do Poder (2007).
Comentários