Marcia Peltier entrevista Eduardo de Rose


 

O programa Marcia Peltier Entrevista desta terça-feira, dia 23 de agosto, recebe o  médico, professor e pesquisador Eduardo de Rose. Consultor do CNPQ e da CAPES e Presidente Honorário da Confederação Pan-Americana de Medicina do Esporte, além de integrar  o Conselho  da Agência Mundial Antidoping.

Faz parte da Comissão Médica do Comitê Olímpico Internacional e também do Comitê Olímpico Brasileiro. É uma das maiores autoridades mundiais quando o assunto é o combate ao doping nos esportes.  "Hoje, com o avanço tecnológico, cresceram os casos de detecção de doping.Antigamente só se faziam exames anti-doping durante o período de competição nos Jogos Olímpicos. Mas hoje,o exame pode ser solicitado a qualquer momento,então não dá mais pro atleta ficar usando doping nos anos entre uma olimpíada e outra e achar que que não vai ser pego",afirma. 


Sobre o caso recente do campeão olímpico e mundial, o nadador César Cielo, acusado de usar doping ele diz que: "parece um caso de manipulação  errada de medicamentos. Ele tomava umas cápsulas de cafeína,feitas em farmácia de manipulação. Provavelmente houve algum erro na hora da manipulação do medicamento,que deve ter sido contaminado por uma substância não permitida. Analisando o histórico do atleta se chega a esta conclusão,pois ele já tomava há tempos estas cápsulas e nunca foi apontado doping. E o Tribunal Arbitral do Esporte concordou e não o puniu com a suspensão das piscinas",comenta.

O médico dá um conselho "eu digo para todos os atletas: não tomem nada, nem remédio pra dor de cabeça, nem pílula anticoncepcional,sem o conhecimento de um médico especializado em medicina esportiva",alerta.


Na entrevista, o professor de Rose vai falar ainda de casos como o de um atleta de canoagem que foi pego no exame anti-doping por ter tudo relações sexuais com a própria esposa,das incríveis artimanhas de competidores que tentam burlar o exame de urina e de como a ciência genética poderá mudar as formas de doping no futuro. 

Você não pode perder Eduardo de Rose, no Marcia Peltier Entrevista, às 23h, na CNT.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado