Telecine Cult exibe Especial Chaplin, Gênio Vagabundo

O Telecine Cult reservou as noites de sábado em setembro para relembrar os personagens mais marcantes criados por Charles Chaplin, um dos artistas mais cultuados nas telonas, por sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte.  Chaplin foi um artista completo, que atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios projetos durante aproximadamente 75 anos de carreira. Foram 87 roteiros e 86 papéis. O mestre do cinema assinou 73 direções, editou 56 filmes, produziu 37 títulos, além de ter participado da trilha sonora das próprias obras. Mímica e comédia pastelão eram os pontos fortes de seus trabalhos.

O canal exibirá uma coletânea com oito estreias de sua carreira, sempre às 20h30. O especial "Chaplin, Gênio Vagabundo" começa no dia 3 com Em Busca do Ouro(1925). Na comédia, Carlitos tenta a sorte no Alasca como garimpeiro em meio a corrida do ouro de 1898. Porém, tudo o que consegue é arrumar confusão com Jim McKay (Mack Swain) e se apaixonar pela dançarina Georgia (Georgia Hale). O filme concorreu ao Oscar em duas categorias: trilha sonora e gravação de som. O Garoto entra em sequência, às 22h. Na produção de 1921, Chaplin encarna um vidraceiro, que mesmo sem condições financeiras, assume um pequeno órfão – interpretado em fases diferentes por Baby Hathaway e Jackie Coogan. Edna Purviance vive a mãe da criança abandonada.

 

No dia 10 é a vez dos títulos O Circo (1928)e Monsieur Verdoux(1947) invadirem a tela do Telecine Cult. O primeiro filme traz o adorável vagabundo se escondendo da polícia num circo. Acidentalmente, ele se torna a estrela do lugar ao invadir um espetáculo com seu jeito desajeitado. Al Ernest Garcia representa o proprietário do circo, e a atriz Merna Kennedy vive sua filha, por quem o protagonista desta divertida comédia se apaixona. A película rendeu a Chaplin um Oscar honorário. Sua genialidade continua em Monsieur Verdoux, produção que será exibida às 22h. O personagem principal da trama, repleta de humor negro, é Henri Verdoux (Chaplin), que seduz e assassina mulheres ricas para sustentar a família. O roteiro idealizado por Orson Welles concorreu ao Oscar.

 

 
 

Luzes da Cidadee Luzes da Ribalta vão ao ar no terceiro sábado da homenagem – dia 17. O canal apresenta primeiro Luzes da Cidade, de 1931. Considerado uma obra-prima de Chaplin, o filme conta a história de amor entre um vagabundo e uma florista cega (Virginia Cherrill).  O casal encena um dos relacionamentos mais singelos e comoventes do cinema. Já em Luzes da Ribalta (1952), Chaplin interpreta Calvero, um comediante decadente que nutre uma paixão por Thereza (Claire Bloom), uma bailarina que está superando as dificuldades após uma tentativa de suicídio. Eles precisam encontrar um no outro o incentivo para viver. Arrebatou a estatueta de trilha sonora em 1972, vinte anos após o seu lançamento.  

Para encerrar o especial no dia 24, o Telecine Cult reúne dois clássicos do astro. Tempos Modernos (1936) é uma crítica ao regime capitalista, onde Chaplin expressa sua ira através de um operário mergulhado em angústias da Revolução Industrial.  Esta foi a última aparição de Charles Chaplin como vagabundo. Ele assinou todas as composições do título. Às 22h entra no ar O Grande Ditador (1940), seu primeiro filme sonoro.  Na paródia sobre Hitler e o nazismo, Chaplin interpreta os dois protagonistas: o ditador Adenoid Hynkel, referência a Hitler, e o barbeiro judeu. O longa-metragem disputou o Oscar em cinco categorias.


A grade completa pode ser conferida no www.telecine.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado