Diário Catarinense estreia série sobre educação
Jornal publicará, a partir deste domingo (13), sete reportagens em comemoração ao centenário do surgimento dos grupos escolares em Santa Catarina, celebrado em 15 de novembro
O jornal Diário Catarinense estreia neste domingo (13) uma série de reportagens sobre educação. Até o dia 19 de novembro, serão sete matérias que abordam os grupos escolares em Santa Catarina, a importância deles para o ensino, o papel que representam na sociedade e a relação de cada um com a comunidade catarinense.
A matéria de estreia apresentará o surgimento e quais foram os legados dos colégios centenários, além de abordar os responsáveis por trazer a novidade para a educação no Estado, como alunos divididos por séries, conforme a idade, o papel do diretor e um professor para cada turma. A primeira publicação da série também irá apresentar a Escola de Educação Básica Conselheiro Mafra, em Joinville, pioneiro do grupo escolar em Santa Catarina. Além disso, os leitores serão informados da exposição sobre esses colégios centenários, que será realizada a partir de 16 de novembro na Udesc – Universidade do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis.
A série também publicará matérias sobre infraestrutura, o início da decadência do ensino público, a inovação tecnológica na educação e o ensino médio integrado ao ensino técnico. Também serão apresentados os outros grupos centenários: A Escola de Educação Básica Jerônimo Coelho, em Laguna, Lauro Muller e Silveira de Souza, em Florianópolis, Vidal Ramos, em Lages, Victor Meirelles, em Itajaí e Luiz Delfino, em Blumenau.
Os grupos escolares são instituições centenárias que surgiram em 1893, em São Paulo. Foram criados para oferecer ensino público primário com o que havia de mais moderno na educação. Em Santa Catarina, os colégios foram trazidos no ano de 1911, por Vidal Ramos e Orestes Guimarães.
Editada por Mariju de Lima, as reportagens são de Júlia Antunes Lorenço, Maurício Frighetto, Pablo Gomes e Gisele Krama.
Comentários