Editora Moderna lança livro sobre o desabafo das letras
Nem sempre os sinaizinhos que dão sentido aos textos concordam com o jeito como são usados
No novo livro publicado pela Editora Moderna e escrito por Silvana Tavano, O zum-zum-zum das letras, descobre-se que nem as próprias letras estão satisfeitas com o estado da língua. Cada uma luta à sua maneira para afirmar a própria identidade, enquanto a autora procura familiarizar os leitores com as peculiaridades, nem sempre óbvias, das relações que as letras estabelecem com os sons que representam.
A balbúrdia inicia-se logo no primeiro momento em que o senhor Alfabeto decide reunir todas as inflamadas letras, não para promover um novo acordo ortográfico, mas sim uma festa, uma farra em que todas as suas protegidas estarão liberadas para falar tudo aquilo que bem entenderem.
Assim, de A a Z, cada uma das letras enuncia um discurso de louvor a si própria e às belas palavras que compõem. Contudo, invertendo o tom, por vezes irrompem lamentosas queixas: o A confessa que sua proximidade com o M e o N faz com que se sinta estranho; o C evoca o clássico conflito com o S e o SS, sem falar na intromissão da cedilha; o H, melancólico, lastima sua própria nulidade...
Ficha Técnica:
Autor: Silvana Tavano
Ilustração: Guto Lacaz (projeto gráfico e ilustrações)
Faixa etária: A partir de 11 anos
Trabalho interdisciplinar: Português
Indicação: 6º Ano (EF2), 7º Ano (EF2), 8º Ano (EF2), 9º Ano (EF2)
Área: Ficção
Assunto: Alfabeto, Fonética, Ordem alfabética
Tema transversal: Pluralidade Cultural
Formato: 13,8 x 20,8
Número de páginas: 120
ISBN: 9788516074982
Comentários