Jornal da Band: Série especial de reportagens mostra o combate à violência no Brasil e no mundo

Segunda a sábado / 19h15

 

Qual é a receita para se vencer a violência? Não há uma resposta única, mas existem bons exemplos, que se adequam a tipos diferentes de comunidades. Em sua nova série de reportagens especiais, o Jornal da Band vai mostrar como alguns países, cidades brasileiras ou mesmo bairros conseguem, aos poucos, reduzir os índices de criminalidade.

 

Em cada caso, uma estratégia.  Em Nova York, por exemplo, o programa "Tolerância Zero" fez as estatísticas de mortes e roubos despencarem, a partir da década de 90. Na Colômbia, a arma usada contra os cartéis do narcotráfico foi a urbanização e uma polícia mais próxima dos moradores de bairros pobres.

 

No Brasil, acabar com a violência exige trabalho conjunto entre sociedade e estado.  Diadema, na Grande São Paulo, virou exemplo citado nos congressos das Nações Unidas, ao reduzir as mortes com uma medida simples: o fechamento dos bares depois das onze da noite. Em São Paulo, quatro exemplos de bairros que conseguiram, pela união de seus moradores, mudanças significativas nas ruas e na segurança. Em Belo Horizonte, o jeito foi fazer o mineiro, famoso pela maneira mais tímida de falar, colocar a "boca no telefone": o disque denúncia virou arma fundamental na resolução de crimes. No Rio de Janeiro, as UPPs se impõem ao crime organizado das grandes favelas e vence batalha por batalha. Mas a guerra ainda está longe do fim.

 

A série "Combate à violência" vai ao ar de segunda a sábado da próxima semana, no Jornal da Band, à partir das 19h15. Saiba mais emwww.band.com.br/jornaldaband

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado