SescTV estreia curtas-documentários que traçam um retrato da Baixada Santista, no litoral paulista


Exibidos em episódio inédito da série CurtaDoc, os filmes vão ao ar no dia 29/5, terça-feira, às 21h 

  
Na Baixada (Santista), novo episódio da série CurtaDoc, mostra documentários sobre essa região no litoral de São Paulo, que abriga o maior porto do País, costurando história, humanidade e urbanismo. São eles: Brevíssima História das Gentes de Santos(1996 – 14'), dirigido por André Klotzel; Locatárias (2007 – 8'), por Rose Carvalho Carvalho e José Camilo; S.O.S. Gonzaguinha(2007 – 6'), por Edileis Novais; e Torto (2006 – 13'), por Samuel de Castro.   
  
Com direção de Kátia Klock e participação de Máximo Barros, professor de cinema da Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, a atração vai ao ar no SescTV, no dia 29/5, terça-feira, às 21h
  
No documentário Brevíssima História das Gentes de Santos, o diretor André Klotzel traça um panorama histórico da cidade, desde a colonização, passando pela chegada dos primeiros imigrantes até os momentos atuais. Com roteiro de José Roberto Toreiro e atuação do ator Ney Latorraca, nascido em Santos, o curta mescla ficção, humor e registro documental. 
  
Locatária, dos diretores Rose Carvalho e José Camilo, é permeado por depoimentos de prostitutas que vivem na cidade de Santos. Elas falam sobre seus sonhos, desilusões, dificuldades e preconceitos que sofreram por serem trabalhadoras do sexo. O documentário também revela o que a sociedade pensa sobre essas mulheres. 
  
S.O.S. Gonzaguinha, de Edileis Novais, discorre a Praia do Gonzaguinha, na cidade de São Vicente, que perde em média 65 cm de faixa de areia por ano. Moradores lembram como a praia era tempos atrás e como foi alterada devido à urbanização; além de exporem o que pensam sobre o futuro da praia. 
  
Fechando, Torto, de Samuel de Castro, aborda os prédios que adquiriram uma inclinação em sua estrutura na orla da cidade de Santos, com inclinações que vão de cinco centímetros a dois metros.  Moradores desses edifícios comentam por que compraram o apartamento nessas condições; o temor que sentem; os problemas existentes; e os cuidados que precisam ter para viver em uma dessas construções. Já quem apenas vê do lado de fora moraria em um desses? 
  
Estas três últimas atrações são produtos das Oficinas Querô – Empreendedorismo e Cidadania através do Cinema, projeto social que promove a inclusão cultural de jovens por meio do audiovisual. 
Depoimentos do professor de cinema Máximo Barros argumenta sobre as diferenças entre as realidades vividas hoje no campo da estética, com a presença do audiovisual, e as da época do cinema mudo. O documentário também reflete sobre as fronteiras entre o documentário e a ficção. 
  
 
  
SERVIÇO: 
  
CurtaDoc 
Na Baixada (Santista) 
Data/horário29/5, terça, às 21h 
Reapresentação: 2/6, sábado, às 22h 
Classificação Indicativa: 14 anos 
Direção: Kátia Klock 
Produtora: Contraponto 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado