Noite dedicada ao crime no A&E com episódios de Tratamento de Choque e Até que a Morte nos Separe – envolvendo o caso de um dos maiores escândalos de corrupção no País


No dia 8/5, terça-feira, o A&E exibe suas séries de crime de grande sucesso. Começa com a nova temporada deTratamento de Choqueàs 22h, programa que mostra o esforço para recuperar a vida de adolescentes em prisões. A produção é inspirada no documentário de curta-metragem vencedor do Oscar em 1979, Scared Straight!, dirigido por Arnold Shapiro, que causou forte impacto no mundo inteiro devido ao retrato fiel e contundente do trabalho de intervenção a jovens prisioneiros de uma cadeia americana. Cada episódio de uma hora traz um tipo diferente de reabilitação que será utilizada com quatro a cinco jovens problemáticos, de 11 a 19 anos, cuja rotina pré-encarceramento é mostrada ao telespectador, com detalhes. O passo seguinte é colocá-los dentro de uma prisão para que sintam na pele o que é viver atrás das grades. É onde começa a intervenção. A equipe ainda volta a encontrar esses jovens um período adiante para descobrir se eles estão realmente recuperados.

No novo episódio, dois adolescentes violentos de Portsmouth, Virginia, vão descobrir o que é bom quando forem colocados por vários dias na prisão do condado. Angela vai se encontrar com uma interna nada paciente, enquanto Brian, que se diz valentão, vai experimentar o que se sente ao ser esmagado contra as grades. Para piorar a situação, um dos dois ganhará um dia extra na cadeia.

Em seguida no episódio inédito Branca de Neve e os Anões do Orçamento, da série de documentários Até que a Morte nos Separeàs 23h, "o personagem" da vez é José Carlos dos Santos. Ele ocupava um cargo de grande prestígio no governo brasileiro como Diretor Geral do Orçamento da União e era conhecido por sua dedicação à família, à qual propiciava uma vida de luxo. Estava casado havia 21 anos com Ana Elizabeth Lofrano, com quem teve três filhos. Contudo, após ser acusado de matar sua mulher a golpes de picareta e enterrá-la viva, a vida dupla de Santos veio à tona. Após segui-lo durante algumas noites, a polícia descobriu que ele participava de orgias regulares, praticava sadomasoquismo e mantinha diversas amantes.

Acuado com os detalhes sórdidos descobertos com o andar avançado das investigações, Santos decidiu vir a público e declarar à revista Veja detalhes de um esquema de corrupção conhecido como "Os Anões do Orçamento", considerado um dos maiores escândalos políticos do Brasil. Julgado e depois beneficiado por um esquema de prisão semiaberta, Santos atualmente está em liberdade e afirma ter se convertido evangélico. Ele continua afirmando que foi vítima de uma conspiração e nunca confessou ser o autor do crime.

 

Entre os depoimentos do episódio, destaque para Policarpo Júnior, editor-chefe da sucursal da revista Veja em Brasília e responsável pelo furo jornalístico que revelou o escândalo dos 'Anões do Orçamento'; Zacharias Mustafá Neto, promotordo Ministério Público Federal, responsável pela acusação contra José Carlos; Luiza Nagib Eluf, professora, procuradora de Justiça e autora de um livro que trata dos mais brutais crimes passionais brasileiros; Guido Palomba, um dos mais respeitados psiquiatras forenses do mundo com trinta e cinco anos de carreira e dez mil laudos psiquiátricos sobre criminosos; Ademar Vasconcellos, de Planaltina, Distrito Federal, local da consumação do crime, foi o juiz responsável pelo julgamento; Jorge Forbes, doutor em psicanálise, estuda há vários anos incidentes violentos envolvendo famílias e amigos; Marcos Linhares, jornalista e autor do livro sobre o caso "Dossiê Bessa".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado