TV Cultura homenageia Tonico e Tinoco



Programa com imagens de arquivo da emissora vai ao ar neste domingo (6/5), a partir das 23h

A TV Cultura exibe neste domingo (6/5) um especial com gravações históricas da dupla Tonico e Tinoco. Vai ao ar a partir das 23h.

Tinoco morreu nesta sexta-feira (4/5), aos 91 anos. A carreira da dupla já havia se encerrado em 1994, com a morte de Tonico. Desde então, Tinoco seguia carreira solo. Em 2012, ele completaria 67 anos de carreira.
Em outra homenagem especial, a TV Cultura exibe edição inédita do Viola, Minha Viola. Um programa gravado com Tinoco apenas dois dias antes de ele morrer vai ao ar neste domingo (6/5), às 9h.

A dupla
Formada por dois irmãos nascidos na região de Botucatu (SP), a dupla Tonico e Tinoco trabalhava no campo e foi influenciada pelos discos da série caipira do produtor Cornélio Pires. Na adolescência, compraram uma viola e passaram a cantar em serenatas, festas e bailes da região.

Em 1943, foram para São Paulo, onde participaram de programas de calouros no rádio, sem sucesso. Só mais tarde, por meio de um concurso promovido por Capitão Furtado na Rádio Difusora, ganharam o primeiro lugar, com a música Adeus, Campina da Serra (R. Torres/C. Pires). Por sugestão do próprio Capitão Furtado, adotaram o nome artístico Tonico e Tinoco.
O primeiro disco veio em 1944, com o cateretê Em Vez de Agradecer (Furtado/J.Martins/Aimoré). Os primeiros sucessos vieram com Percorrendo o Meu BrasilCana Verde e Canoeiro. Tonico e Tinoco tornaram-se uma das duplas sertanejas mais populares e tradicionais do Brasil, participando de seis filmes e fazendo shows por todo o Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado