Rádio UFSCar completa cinco anos no ar


Música independente, diversidade sociocultural e tecnologias livres marcam os primeiros anos da emissora

No próximo dia 23 de agosto, a Rádio UFSCar completa cinco anos de transmissões para São Carlos e região na frequência 95,3 FM e para todo o mundo pelo site www.radio.ufscar.br. Com a proposta de trazer um novo perfil de emissora para o rádio brasileiro, neste período de experimentações e muitas transformações, a Rádio UFSCar se tornou uma referência nacional para o radialismo pós-digitalização, internet e a intensa evolução tecnológica do setor. "Quando começamos a debater um projeto para a Rádio da UFSCar em 2005, tínhamos a certeza que não iríamos "inventar a roda", mas a visão de inovação e extensão da UFSCar precisava estar presente em todo o processo", conta Ricardo Rodrigues, diretor geral da emissora e participante de todo o processo de implantação da Rádio UFSCar.

As ações da emissora seguem em cinco eixos principais: Diversidade, Divulgação Científica, Ação Cidadã, Tecnologias Livres e Música Independente, que se materializam tanto na programação 24 horas no ar quanto nas diversas outras ações desenvolvidas dentro da UFSCar, no Município e nacionalmente. "Desde o início percebemos que era fundamental o papel de conexão entre São Carlos e a UFSCar com o cenário nacional que se fortalecia na luta pela democratização da comunicação e o desenvolvimento de um cenário cultural fora da grande indústria comercial do setor, e hoje vemos os resultados", relata o diretor.

Em 2011, a Rádio UFSCar recebeu dois dos mais importantes prêmios do Rádio Brasileiro, o "Prêmio Especial do Juri" na categoria Rádio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), sendo a única emissora do interior a receber o prêmio em qualquer categoria naquele ano, pelo trabalho desenvolvido com o programa "Tenho Uma Banda", que fomenta o surgimento de novos grupos musicais na cidade, e ainda o "Prêmio ARede" de Tecnologia para a Inclusão Social", na categoria Produção de Conteúdo em veículos Públicos, onde concorria com ações de todo o País e em todos os formatos.

Além do reconhecimento por meio de prêmios, a emissora foi convidada a assumir a vice-presidência da Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB), entidade que aglomera todas as principais emissoras públicas do País, e é responsável pela articulação nacional do setor com os Governos, Entidades e Instituições na área de comunicação e cultura. "Além de uma grande responsabilidade, este convite deixou claro que as emissoras dentro das Universidades precisam estar presentes nestes espaços políticos para garantir o desenvolvimento qualitativo e social das Rádio Educativas", comenta Rodrigues.

Já em São Carlos, a emissora desenvolve ações de formação dentro e fora da UFSCar, dentre Atividades Curriculares de Integração Ensino Pesquisa e Extensão (Aciepes); curso a distância, com a UAB-UFSCar; e oficinas e vivências nos estúdios da emissora ou em ações de comunicação comunitária em bairros. "Toda ação da emissora é um processo contínuo de formação, acreditamos que a troca horizontal de conhecimento entre a Academia e a Sociedade é a grande ferramenta para a Universidade atingir seu papel catalisador para uma sociedade mais justa e solidária", diz Rodrigues.

Mas a grande ação desenvolvida pela emissora no município se consolida por "Programas Especiais". Desde o início de suas transmissões, a Rádio UFSCar abre espaço para a proposição de programas por qualquer indivíduo ou grupo interessado em se expressar e debater temas do seu cotidiano. Desta forma, são hoje mais de 40 programas propostos por diferentes setores e grupos culturais de São Carlos, outras cidades, estados e até mesmo de fora do País. "Acreditamos que o papel social da emissora está em garantir que a concessão pública de radiodifusão seja utilizada pelo maior número de grupos possíveis, e que os programas na emissora potencializem as ações dos mesmos no seu cotidiano, criando um círculo virtuoso de desenvolvimento cidadão e de garantia da Liberdade de Expressão a todos", finaliza Rodrigues.

Durante todo o segundo semestre deste ano acontecerão diversas atividades ligadas ao aniversário da Rádio UFSCar, que se iniciam neste mês com a realização do "Piquenique de Contato", no dia 15 de agosto, no campus São Carlos da UFSCar, entre os edifícios da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) e o Departamento de Artes e Comunicação (DAC); a "1a. Taça Rádio UFSCar de Futsal Feminino", no dia 19 de agosto, no Ginásio Milton Oláio Fílho; e no dia 23 de agosto, em parceria com o SESC São Carlos, uma celebração com o show da Orquestra Brasileira de Música Jamaicana.

Mais informações e o calendário completo de atividades podem ser acessados pelo site da emissora, www.radio.ufscar.br, ou por seu perfil no Facebook, www.facebook.com/radioufscar.

Cinco anos da Rádio UFSCar em números

57 estagiários e bolsistas formados
50 programas especiais semanais diferentes
12 emissoras já visitaram as instalações para aprenderem a usar Softwares livres
+ de 170 edições do Programa Rádio UFSCar Convida
+ de 1250 edições do Jornal Notícias UFSCar com pesquisadores de todo Brasil
+ de 80 apoios a eventos culturais e acadêmicos em São Carlos
+ de 200 bandas e músicos ao vivo nos estúdios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado