A emocionante história de amor e música do Rei do Baião e seu filho chega às telonas

 

Coprodução da Globo Filmes, "Gonzaga, de Pai pra Filho" estreia amanhã com Nanda Costa no elenco

 

"Minha vida é andar por este país (...)"... É quase impossível não se emocionar e não se sentir verdadeiramente brasileiro ao ouvir "A Vida do Viajante", um dos clássicos de Luiz Gonzaga. Pois é em ritmo de sentimentos latentes, viagens pelo Brasil afora e muita música que chega aos cinemas um dos filmes mais esperados do ano, "Gonzaga, de Pai pra Filho". O longa de Breno Silveira narra de forma emocionante a trajetória de vida do cantor e compositor Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, a partir de sua relação conturbada com o filho Gonzaguinha. Uma história de superação, amor, música, encontros e desencontros pelas estradas do Brasil.

 

O filme mostra pai e filho como dois homens de temperamento forte, que amaram o Brasil e viveram intensamente suas paixões. Passaram a vida entre o palco e a estrada. Um era sertanejo tinhoso. O outro, carioca do Morro do São Carlos. O filho levou a vida inteira para conquistar o amor do pai. O pai levou a vida para descobrir o filho. Eles se perderam muitas vezes até se conhecerem de verdade.

 

Em cenários que retratam os contrastes de um país de proporções continentais, a trama costura todas as fases da vida de Gonzagão. Da infância e juventude pobres no sertão pernambucano às aventuras de um adolescente que já seguia os passos do pai Januário, respeitado músico da região. Após enfrentar um homem poderoso da sua cidade, Gonzaga foge de casa e se alista no exército, onde ganha o mundo. Durante quatro anos, toca valsas, foxtrotes, tangos, choros na zona do baixo meretrício no Rio de Janeiro. Mas apenas quando retorna às suas raízes e relembra as músicas que tocava com o seu pai, com quem aprendeu a arte da sanfona, ele conhece o sucesso e se transforma no Rei do Baião.

 

A trilha sonora do filme, que traz grandes clássicos do Gonzagão, é arrebatadora. A história mostra que a mesma música que uniu e consagrou pai e filho também os distanciou. Luiz Gonzaga deixou um legado de mais de 600 músicas gravadas, entre clássicos como "Asa Branca", considerada por muitos o nosso segundo hino nacional. Já Gonzaguinha seguiu carreira independente do pai. Formado em Economia, ele desponta em festivais universitários com composições que refletiam a atmosfera política dos anos de chumbo. Foi autor do consagrado samba "O que é o que é? (E a Vida)".

 

Na trama, três atores se dividem tanto na interpretação de Luiz Gonzaga como na de Gonzaguinha. Chambinho do Acordeon, Adélio Lima e Land Vieira interpretam Gonzagão. E Julio Andrade, Diancarlo di Tommaso e Alison Santos deram vida ao Gonzaguinha. No elenco participam Nanda Costa, Silvia Buarque e Luciano Quirino. O filme contou também com as participações especiais de Domingos Montagner, Zezé Motta, Cecilia Dassi, entre outros. 


"Gonzaga, de Pai pra Filho" é uma produção da Conspiração Filmes com coprodução da Globo Filmes e da Teleimage. O filme tem ainda distribuição da Downtown Filmes, Paris Filmes e RioFilme.

 

Festa no Quiosque Globo Rio

Para comemorar a estreia de um dos filme mais esperados do ano, o Quiosque Globo Rio celebra uma grande festa pelo centenário de Luiz Gonzaga, em uma noite com muito arrasta-pé e a presença dos atores Adélio Lima e Chambinho do Acordeom, que interpretam o Rei do Baião no longa. Sanfoneiro desde oito anos de idade, Chambinho do Acordeom fará um show gratuito com clássicos de Luiz Gonzaga, como "A Vida do Viajante" e "Asa Branca", a partir das 18h30. Já o ator Adélio Lima faz um bate-papo com o público na praia de Copacabana e fala sobre a vida de Gonzagão. Ele ficou conhecido no circuito junino pernambucano por ser sósia do Rei do Baião e trabalhava como guia contando a vida de Gonzagão em primeira pessoa no Museu do Forró em Caruaru (PE). Haverá também a exibição do trailer e do making of do filme, sorteio de brindes e ingressos para o longa.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado