Gerson Camarotti faz um balanço dos primeiros meses do pontificado do Papa Francisco


 

O GloboNews Documento deste sábado, dia 21, mostra um balanço dos primeiros meses do Papa Francisco à frente da Igreja Católica. O jornalista Gerson Camarotti, que entrevistou o pontífice com exclusividade durante a Jornada Mundial da Juventude no Brasil, conta como ele iniciou uma revolução dentro e fora dos muros do Vaticano após a surpreendente renúncia do Papa Bento XVI. Primeiro Papa latino-americano, o jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio assumiu o pontificado em março de 2013, e desde então realizou reformas na Cúria, fez mudanças nos principais cargos como a Secretaria de Estado e a Congregação para o Clero e afastou um bispo alemão que construiu um palácio episcopal luxuoso.

 

Com atitudes que incomodam os setores conservadores e tradicionalistas dentro da própria Igreja, o Papa Francisco deu início a uma ampla consulta sobre os hábitos da família católica e tocou em temas tabus como o casamento gay e a contracepção, além de defender, no seu principal documento divulgado até o momento, a descentralização da Igreja. Seu estilo simples e pastoral não só conquistou as massas, como aumentou também a frequência nas igrejas e deu novo vigor aos fiéis.

 

Em dezembro, Francisco foi eleito a personalidade do ano pela revista norte-americana 'Time'. Na Europa, o influente jornal espanhol 'El País' também escolheu o pontífice como o homem do ano. Como uma figura de quem traz esperança e de quem sabe se comunicar, o grande desafio de Francisco agora será abrir caminhos e quebrar resistências em todos os níveis da Igreja Católica para conseguir implementar suas mudanças. Para um observador distante, os passos de Francisco podem ser lentos, mas para os padrões da Santa Sé, a velocidade dessas transformações em tão pouco tempo é algo sem precedentes nas últimas décadas.

 

O programa traz ainda entrevistas com o Padre Antonio Spadaro (jesuíta italiano), Dom Leonardo Steiner (Secretário-Geral da CNBB), Cardeal Dom Raymundo Damasceno (arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB) e Juan Arias (vaticanista do jornal 'El País').

 

O GloboNews Documento vai ao ar neste sábado, dia 21, às 21h30, na GloboNews.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado