"Arte Brasileira" é nova atração do GNT

Com direção de Alberto Renault o programa estreia no domingo

                                                                                       

Foto: Beatriz Milhazes em gravação do programa "Arte Brasieira" com direção de Alberto Renault / Divulgação GNT 

Um perfil de oito artistas brasileiros através de suas viagens e atividades pelo mundo e também no Brasil. Assim é “Arte Brasileira”, novo programa do GNT que encontrou curadores, colecionadores, críticos e artistas em suas exposições e trabalhos pelo Brasil e pelo mundo. "Quis mostrar como a arte brasileira está inserida no circuito internacional" diz o diretor Alberto Renault. Antes de “Arte Brasileira”, ele criou o programa “Casa Brasileira” – exibido no mesmo canal – , em que traçou o perfil dos mais importantes arquitetos e designers do país. “Arte Brasileira” estreia no dia 23 de março (domingo), às 23h. O programa é uma coprodução do GNT com a Hungry Man e com a RioFilme.

"Tentei em cada episódio, mais do que contar cronologicamente a trajetória dos artistas, fazer literalmente uma viagem com eles". Com Tunga, “Arte Brasileira” visita o Museu Nacional de Arqueologia de Saint-Germain-en-Laye, na França, onde o artista reconhece uma enorme influência na sua obra. Além do ateliê do artista pernambucano no Rio, o programa vai ao Chateau La Coste, na Provença francesa, que expõe em seu acervo permanente esculturas do artista, assim como o pavilhão do Instituto Inhotim, em Minas Gerais, dedicado à obra de Tunga. 

Beatriz Milhazes fala sobre o Museu do Quai Branly em Paris, onde a referência da arte decorativa e tribal relaciona-se com sua mais recente exposição em São Paulo: "O Círculo e Seus Amigos". A artista evoca ainda a importância do Victoria and Albert Museum nas suas pesquisas, assim como a natureza carioca e a intensidade cromática do Jardim Botânico de sua cidade natal. 

Com Ernesto Neto, “Arte Brasileira” vai ao Museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha, onde acontece importante retrospectiva do artista. Da preparação da exposição no ateliê carioca à apresentação para a impressa internacional, o episódio mergulha na intensa obra do escultor carioca. 

Acompanhando Jonathas de Andrade, o programa vai até Amã, na Jordânia, onde o artista alagoano fez residência artística na Fundação Darat al Funun. Lá ele criou a obra "Procurando Jesus". Neste episódio, acompanhando o artista, o programa vai a Oslo, na Noruega, e Recife onde ele reside atualmente. 

Adriana Varejão expõe em Londres seu mais recente trabalho “Polvo Portraits”, assim como evoca o barroco das igrejas brasileiras e a modernidade de sua galeria em Inhotim.

Em Berlim, Renata Lucas visita a Galeria KW, importante centro de referência de artes plásticas, que ainda guarda marcas de sua obra apresentada em 2010. Luiz Zerbini faz um passeio por Veneza, onde a luz da cidade, segundo ele, é uma referência para a pintura ocidental. Vistamos obras do artista paulista também em Inhotim e na galeria que o representa em Londres.  

Em Lima, no Peru, o encontro é com Vik Muniz, onde o Museu de Arte Contemporânea da cidade expôs retrospectiva de sua obra. 

Segundo Alberto Renault, diretor e também roteirista da série, sua preocupação foi escolher um grupo variado: artistas homens e mulheres, de gerações e regiões diferentes do país e representativos da arte contemporânea; além de suportes variados como a fotografia, escultura, pintura e instalação. 

Os episódios contam depoimentos dos próprios artistas que falam sobre processo criativo, suas obras, sua relação com as cidades, além de entrevistas com curadores, galeristas, críticos e colecionadores. Renault também mostra as obras fora do ambiente institucional. No episódio de estreia, por exemplo, a estilista Isabela Capeto   – que tem uma gravura de Beatriz Milhazes – fala da admiração pela artista: “Acho que a obra de Beatriz, quando você a olha, dá vontade de mergulhar. É um trabalho alegre, é bom de ver”, comenta.

O programa vai ao ar aos domingos, às 23h. Para mais informações, acesse o link: http://gnt.globo.com/artebrasileira/

 

Ordem de exibição dos episódios no GNT:

23/03: Ep. 1 – Beatriz Milhazes          

30/03: Ep. 2 – Tunga                                   

 6/04: Ep. 3 – Luiz Zerbini                       

13/04: Ep. 4 – Jonathas de Andrade     

20/04: Ep. 5 – Adriana Varejão               

27/04: Ep. 6 – Ernesto Neto                  

 4/05: Ep. 7 – Vik Muniz                            

11/05: Ep. 8 – Renata Lucas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado