+Globosat estreia documentário "Beija-Flor - Mensageiro de Deus"
· Documentário estreia dia 27 de março, às 17h
· Obra exibe imagens espetaculares e desvenda novos comportamentos da espécie
· Dirigida por Paul Reddish, a história revela a delicadeza e a bravura dessas aves
Única ave capaz de voar em marcha-ré e de permanecer imóvel no ar, chegando a bater as asas até oitenta vezes por segundo. Fácil saber que o personagem em questão é o beija-flor, protagonista do documentário “Beija-Flor - Mensageiro de Deus” (Hummingbirds – Jewelled Messengers), que o +Globosat exibe quinta-feira, 27 de março, às 17h.
O documentário é uma oportunidade única de se conhecer o mundo secreto dessa espécie, bastante comum no Brasil e no Equador. A obra do diretor Paul Reddish reúne imagens excepcionais dessas pequenas criaturas que possuem um metabolismo sem paralelo no reino animal.
Para se ter uma ideia, menos de um segundo é o suficiente para o sangue do beija-flor percorrer todo o seu organismo; enquanto o ser humano leva 60 vezes mais para fazer o mesmo percurso. Com o coração em repouso, são 400 batidas por minuto; ao voar, são 1200! Em contrapartida, precisa se alimentar a cada 15 minutos. E sabe toda a beleza de suas penas? É propositalmente produzida por eles com a ajuda dos raios solares, para afastar rivais indesejáveis. Caso o recado não seja entendido, eles partem para o ataque. Especialmente se for para defender o néctar de cada dia.
Mas como conseguir filmar tão de perto essas aves tão ágeis? Para captar cada detalhe do movimento das velozes asas dos beija-flores, a produção precisou recorrer as mais modernas câmeras de alta-velocidade disponíveis no mercado. O uso da técnica de slow motion permitiu sequências nunca antes registradas sobre a fascinante vida dos beija-flores.
O documentário apresenta novas acrobacias e a extraordinária dança do acasalamento pelo ar, entre outros incríveis takes. “Alguns tipos de comportamento desses pássaros foram retratados pela primeira vez na história”,diz o diretor Paul Reddish. “Eu trabalho há mais de 30 anos em televisão e, ainda hoje, fico deslumbrado com essas imagens”, completa. Pioneiro na pesquisa de histórias naturais, o naturalista britânico David Attenborough, concorda: “Essa é uma das melhores produções que eu já vi em 60 anos de carreira, e o melhor filme sobre beija-flores”, elogia.
“Beija-Flor - Mensageiro de Deus” (Hummingbirds – Jewelled Messengers)
Quinta-feira, dia 27 de março, às 17h
Documentário
60 minutos
Classificação livre
Reprises: sexta-feira, 28/03, às 12h; domingo, 30/03, às 8h; terça-feira, 01/04, à 1h; quarta-feira, 02/04, às 6h.
Comentários