Nova série do Jornal da Cultura reconta o triste período da ditadura no Brasil

Com depoimentos de Fernando Henrique Cardoso, José Celso Martinez Correa e Tom Zé, o especial Pátria Armada resgata a história vivida pelo País durante os anos de chumbo. Vai ao ar de segunda (24/3) a sexta-feira (28), a partir das 21h, na TV Cultura


A data 31 de março de 1964 marca a história do País com um triste fato. Há 50 anos, os militares tomaram o poder e também a liberdade, os direitos e os sonhos dos brasileiros. Foi o golpe militar. O Jornal da Cultura exibe a reportagem especial Pátria Armada, que resgata os acontecimentos vividos pelo País. A série da TV Cultura vai ao ar em cinco edições, de segunda a sexta-feira, com início no próximo dia 24/3, a partir das 22h.

Para situar a realidade política do País, a primeira matéria traz de volta os anos 50 e traça uma linha do tempo desde o suicídio do ex-presidente Getúlio Vargas ao golpe militar, passando pela era JK, pela posse e renúncia de Jânio Quadros à presidência da República até chegar ao à deposição de João Goulart, o Jango, em 1964.

Os torturados e os torturadores; a resistência dos artistas (escritores, músicos e atores); o milagre econômico; e a anistia, as Diretas Já e a Comissão da Verdade são os demais temas abordados pela matéria, que também cita a  participação dos Estados Unidos no golpe e no financiamento da ditadura. 

A repórter Laís Duarte ouviu grandes personagens desse trágico período como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso – que declara “foi um momento sombrio do Brasil” –, o cantor Tom Zé, o diretor de teatro José Celso Martinez Corrêa, o presidente do PT, Rui Falcão dentre outros. Também os advogados Belisário dos Santos Júnior e Airton Soares relatam a importância do trabalho silencioso dos defensores na libertação dos presos políticos.

A equipe de reportagem teve acesso a depoimentos impressionantes de testemunhas da Comissão da Verdade. Dentre eles, a da ex-militante Amélia Telles, que foi torturada nua, pendurada no pau-de-arara, afogada. E foi exposta nessa condição aos filhos de 4 e 5 anos, também capturados pelos militares. Seu relato comove. “As sessões de tortura não paravam. Começavam  com a palmatória. Isso  vai arrebentando a  pele. Depois eram choques elétricos e várias vezes me colocaram na cadeira de dragão”.


O deputado Adriano Diogo e o ex-preso político (torturado ao lado do pai) Ivan Seixas, da Comissão da  Verdade dão detalhes das apurações.

A reportagem de Pátria Armada é de Laís Duarte, que tem na equipe Daniel Azeredo, cinegrafista; Jório Silva, auxiliar de câmera; Caíque Cardoso, editor; Juvenal Vieira, editor de imagens; e Carlos Franco, pauteiro.

A direção e apresentação do Jornal da Cultura é de Willian Corrêa, com edição de Ricardo Taíra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado