Festival de cinema na tela do Futura


Zona portuária do Rio de Janeiro é o cenário de curtas documentais e de ficção exibidos de 21 a 24 de julho

 

A faixa de jornalismo do Canal Futura vai exibir de 21 a 24 de julho (segunda a quinta-feira) uma seleção audiovisual do 72HORAS RIO Festival de Filmes (www.72HORASRIO.org), realizado no Rio de Janeiro. Além de curtas documentais e de ficção, o público poderá assistir a entrevistas com cineastas e outras personalidades ligadas ao festival e ao principal cenário das obras: a zona portuária carioca.

A atração será apresentada pela jornalista Lisia Palombini e vai ao ar às 21h, ao vivo. Entre os convidados estão os idealizadores da mostra, Cristiano Vicente e Nicole Freeman; o historiador Milton Teixeira; o diretor cultural do Museu de Arte do Rio (MAR) Paulo Herkenhoff; e o vencedor do festival com o filme "A Visita", Leandro Corinto.

Realizada em maio, a maratona audiovisual atraiu 350 inscritos de todo o Brasil, divididos em 68 equipes. Cineastas profissionais e amadores, com a ajuda de moradores locais, foram desafiados a produzir, gravar e editar filmes de seis minutos sobre a zona portuária no prazo impreterível de três dias.

Sabendo do potencial criativo das pessoas que vivem na região e da importância de seu conhecimento local nesta corrida contra o tempo, os organizadores do 72HORAS RIO Festival de Filmes encorajaram as equipes a incluir ao menos um morador. As 35 produções finalizadas dentro do prazo foram exibidas na mostra audiovisual que marcou o encerramento da competição na semana seguinte e as melhores obras foram premiadas.

Projetos semelhantes existem em seis continentes e mais de 60 mil pessoas em todo o mundo já participaram dos chamados festivais de filmes de curto prazo, criando curtas-metragens em uma velocidade vertiginosa.

 

72 HORAS RIO FESTIVAL DE FILMES

Dias 21, 22, 23 e 24 de julho (segunda a quinta-feira)                                           

Duração: 60 min – ao vivo

Classificação: livre

 

CONFIRA A LISTA DE FILMES E ENTREVISTADOS:

 

21/7 (segunda-feira)

Filmes:

"Que A Saudade Se Faz Tarde"

"Recantos"

"O Caminho"

"Marimel"

"Terra Limite"

Entrevistas:

Cristiano Vicente – idealizador do 72HORAS RIO FESTIVAL DE FILMES.

Milton Teixeira – historiador e professor, realiza passeios turísticos voltados para a história da cidade, pelas ruas do Centro do Rio, incluindo alguns locais da Pequena África e da Zona Portuária.

Ádria Sandrade – diretora do filme "O Caminho". O curta conta a história de um homem que foi adotado na infância por um casal de estrangeiros e  resolve voltar ao Rio de Janeiro para procurar o seu pai, embora não possua o endereço de seus familiares. Levando somente uma foto antiga, ele vagueia pela Zona Portuária relembrando e revendo as suas raízes. 

 

22/7 (terça-feira)

Filmes:

 

"2092"

"Fale baixinho deixe seu coração ouvir" 

"Janelas Por Enquanto"

"Reencontro no Porto"

"Emaranhado de Olhares"

Entrevistas:

Paulo Herkenhoff - diretor cultural do Museu de Arte do Rio (MAR). O MAR foi parceiro do festival.

Mauricio Hora – fotógrafo e morador da zona portuária. Maurício já participou de exposições internacionais e vive no morro da Providência.

Cosme Vinicius Felippsen – ator do filme "Janelas Por Enquanto" e morador do Morro da Providencia.

 

23/7 (quarta-feira)

Filmes:

"Juventude do Cais"

"Eu Aceito"

"Óna"

"Sem Titulo"

"A Cidade é Nossa"

"Somos Luz"

"Imortalidade Humana"

 

Entrevistas:

Joel Pizzini – jurado do festival e professor da Escola de Cinema Darcy Ribeiro. É cineasta e documentarista.

Amanda Fonseca – diretora do filme "Somos Luz". No filme um grupo de amigos, moradores do Morro da Providência no Rio de Janeiro, demarca o caminho a ser seguido para encontrar o lugar onde será realizada uma festa.   

Ruth Almeida - coordenadora de Ações Culturais da Ação da Cidadania, que foi parceira da realização do festival.

 

24/7 (quinta-feira)

Filmes premiados no festival:

"A Visita" - Melhor Curta, Melhor Ficção, Melhor Roteiro, Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Ator, Melhor Maquiagem.

"Porto Providência"  - 2º Melhor Curta, Melhor Documentário.

"Repressão" - 3º Melhor Curta, Melhor Cinematografia, Melhor Trilha de Som Original, Melhor Uso de Elementos Criativos.

"Dois Caminhos Que Se Largam" - Melhor Atriz.

"Reencontro" - Melhor Filme Celular.

"Baco"

 

Entrevistas:

Nicole Freeman – idealizadora do festival. Nicole é da Nova Zelândia e está no Brasil, morando na zona portuária, há dois anos. Foi na Nova Zelândia que ela conheceu essa modalidade de festival.   

Leandro Corinto – diretor do grande vencedor do festival, o filme "A Visita". No filme, Matheus tem nove anos e foi criado por Theo, seu tio. Ele vai finalmente reencontrar o seu verdadeiro pai, que vem do exterior visitá-lo. Matheus sente falta da figura materna. Essa visita lhe trará alguns questionamentos sobre sua família.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado