João Ubaldo Ribeiro é homenageado no SescTV

  
O canal exibe hoje (18), amanhã (19) e no domingo (20) programa da série "Autor por Autor" com o escritor e acadêmico 
  
  
Morto na madrugada desta sexta-feira (18) por embolia pulmonar aos 73 anos, João Ubaldo Ribeiro é homenageado no SescTV com a exibição de episódio da série Autor por Autor com escritor e acadêmico. Coproduzida entre o canal e TV Cultura, com concepção do jornalista Paulo Markun e direção geral de Ricardo Elias, a série traça perfis de importantes personalidades da literatura brasileira contemporânea. O programa com o jornalista vai ao ar hoje (18), às 19h, amanhã (19), às 11h e às 17h; e no domingo (20), às 16h. 
  
O escritor foi membro da Academia Brasileira de Letras e ganhador do Prêmio Camões de 2008 - a mais importante premiação para autores da língua portuguesa. Escreveu romances como Sargento Getúlio, de 1971; O Sorriso do Lagarto, de 1989; e A Casa dos Budas Ditosos, de 1999. Alguns de seus trabalhos foram adaptados para o cinema e televisão. 
  
No programa, João Ubaldo Ribeiro conta sua vida e obra, lembra a infância repleta de brincadeiras e livros; a relevância da família em sua formação; a amizade com o cineasta Glauber Rocha e com o escritor Jorge Amado; as viagens ao exterior, como a que fez aos Estados Unidos, em 1964, início da ditadura militar no Brasil; a ilha de Itaparica, na Bahia, onde nasceu; a eleição para a Academia Brasileira de Letras; entre outros temas. 
  
Intercalando os depoimentos do jornalista, atores encenam partes da história do escritor.  Othon Bastos interpreta João Ubaldo; Milhem Cortaz, o pai do escritor, o Sargento Getúlio (personagem do livro Sargento Getúlio), o Nego Leléu (personagem da obra Viva o Povo Brasileiro), além de Zé da Honorina (amigo de Itaparica), Glauber Rocha e Jorge Amado. A história é narrada por Clarissa Kiste, que também interpreta D. Amália (avó de João Ubaldo), dona Gilete (a professora) e uma leitora dos livros do escritor. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado