Nova série do BIO, BR14 acompanha a vida de estrangeiros que escolheram o Brasil como seu novo lar

 

Imigrantes que vivem no Brasil e que, de alguma maneira, têm alguma relação com os países que disputaram a Copa do Mundo de 2014 é o mote da série BR14. Nesta produção brasileira, cada um dos 32 episódios é dedicado a uma nacionalidade diferente e protagonizado por um personagem real. Cada um deles viajará para lugares específicos do Brasil, onde vão poder conhecer um pouco mais sobre seus conterrâneos que vivem aqui, saber como se adaptaram e ter maior contato com a cultura de seus países de origem. Serão exibidos quatro episódios por semana, sempre às terças e quintas-feiras, a partir das 19h.

 

Vale Saig protagoniza o episódio de estreia, Argentina, no ar em 22/7, terça-feira, às 19h. Ela tem 30 anos, é maquiadora e nasceu em Buenos Aires. Mora em São Paulo há um ano, mas sente muitas saudades de sua terra. Mesmo admitindo que não pretende voltar a morar em seu país, Vale decide viajar para saber como os argentinos se relacionam com a nostalgia, principalmente aqueles que resolveram adotar o Brasil como nova pátria.

 

Ela visita, então, a pequena cidade de Búzios, praticamente uma mini-Argentina em solo brasileiro, dado o grande número de argentinos por lá. No Rio de Janeiro com Gabriel, que é filho de argentinos, Vale sobe o Morro do Alemão para conhecer o projeto de urbanização de favelas encabeçado pelo pai dele, um famoso arquiteto exilado no Brasil. Descendo o morro ela chega ao aterro do Flamengo, onde conhece dois irmãos também argentinos que encontraram na música uma maneira de diminuir a saudade de sua terra natal.

 

Às 19h30, no episódio Austrália, o espectador irá descobrir que, ainda que se localize do outro lado do mundo, esse país pode ser muito mais parecido com o Brasil do que se imagina. Essa também é a descoberta de Monica, 28 anos, filha de um australiano com uma brasileira que veio para o Brasil aos cinco anos de idade. Dividida entre dois mundos, Monica vai empreender uma jornada entre São Paulo e Brasília, tendo contato com outros australianos e brasileiros, para descobrir como é crescer entre dois mundos, e irá refletir se a Austrália e o Brasil são ou não tão diferentes.

 

No dia 24/7, quinta-feira, às 19h, o episódio Bélgica encontra Fabrice, um belga que vive em São Paulo. Casado com uma brasileira que cresceu na Bélgica, ele se mudou com a esposa para o Brasil e aqui tiveram uma filha. Quando chegou, Fabrice imaginava que ficariam apenas alguns meses, mas já se passaram dois anos e a vontade de voltar para seu país natal é cada vez menor. Curioso sobre como outros belgas fizeram para se adaptar ao Brasil, ele empreenderá uma viagem até o Rio de Janeiro, onde vai tentar entender como é a vida de seus compatriotas que já se sentem brasileiros, e não conseguem mais imaginar uma vida em solo belga. Será uma viagem interior e de descoberta, em busca do que significa escolher outro país como lar.

 

Neste mesmo dia, às 19h30, o episódio Bósnia traz Tea Umicevic, de 33 anos, que nasceu na Bósnia e vive no Brasil há seis anos. Tea vivia bem com sua família em seu país até o começo da guerra, na década de 1990, mas eles resolveram fugir para a Alemanha e de lá acompanharam o massacre de seu povo. A jovem veio parar no Brasil com o ex-marido brasileiro, que conheceu em Londres. O casal morava em São Paulo, mas Tea decidiu mudar de vida quando seu casamento terminou. Decidida a vier no País, adotou o Rio de Janeiro como novo lar. Como são muito poucos os bósnios no Brasil, Tea empreenderá uma jornada de Curitiba ao Rio de Janeiro em busca de pessoas com quem possa falar sua língua e dividir sua saudade.

 

No Rio, ela terá a oportunidade de conversar com um dos grandes nomes da música brasileira: o cantor, compositor e escritor Jorge Mautner. Filho de um austríaco com uma iugoslava, ele veio para o Brasil quando tinha apenas seis anos de idade. Desde então, pensa a sua própria identidade e coloca suas reflexões nos diferentes trabalhos que realiza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado