DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 17 A 21 DE NOVEMBRO



SEGUNDAS DA MÚSICA – 17/11

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
VISCERAL BRASIL: A RAIZ DO AMOR” (série)
Dia 17 de novembro, segunda, às 20h
Horários alternativos: terça, à 0h e às 14h / quarta, às 8h / domingo, às 4h e às 12h
Dirigida por Marcia Paraiso, a série “Visceral Brasil” fala sobre artistas que representam as raízes da música brasileira. A cada episódio, a atração se dedica a um grande nome que vai além da visibilidade regional e se torna referência da MPB sem perder as origens.
O samba de Coco é o ritmo de Arcoverde, porta de entrada do sertão pernambucano. A raiz do amor mostra a tradição e a cultura de resistência das famílias que fazem o coco na região, especialmente o grupo "Coco Raízes", fundado pelo falecido Mestre Lula Calixto. Uma relação entre famílias, com muito amor.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
NOTAS SOLTAS SOBRE UM HOMEM SÓ” (documentário)
Dia 17 de novembro, segunda, às 22h
Horários alternativos: terça, às 2h e às 16h / quarta, às 10h / sábado, às 20h / segunda, às 2h30
O documentário é uma homenagem ao centenário de nascimento de Camargo Guarnieri, um dos mais importantes compositores brasileiros. Sua obra e método de criação são analisados a partir de entrevistas com alguns dos compositores mais expressivos da atualidade. O filme reúne ainda entrevistas históricas dadas pelo próprio Guarnieri, trechos de aulas de piano, fragmentos de três concertos para violino e orquestra, além de uma conversa entre o regente Lutero Rodrigues e o violinista Luiz Filipe sobre a execução dessas obras.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
PERNAMBUCO CONTEMPORÂNEO: HUGO LINNS” (série)
Dia 17 de novembro, segunda, às 23h45
Horários alternativos: terça, às 3h45 e às 17h45 / quarta, às 11h45 / domingo, às 23h45
A atração apresenta novos grupos musicais do estado de diferentes estilos - do popular tradicional ao rock.  O compositor, arranjador e instrumentista Hugo Linns está no terceiro episódio de “Pernambuco Contemporâneo”, que vai ao ar no dia 17/11 (segunda), às 23h45. O músico é um dos poucos a utilizar a viola dinâmica como instrumento solo. Ele estudou violão e contrabaixo no Conservatório Pernambucano de Música e cursou Licenciatura em Música na Universidade Federal de Pernambuco. Hugo já lançou três CDs: “Fita Branca” (2010), “Sonoras” (2011) e “Vermelhas Nuvens” (2013).


TERÇAS DAS ARTES – 18/11
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
CURTA! RELÂMPAGO - ”O Vermelho de Selarón” (documentário)
Dia 18 de novembro, terça, às 21h27
Horários alternativos: quarta, às 1h27 e às 15h27 / quinta, às 9h27
O filme é um retrato do artista chileno Jorge Selarón, que começou os seus trabalhos de azulejaria e pintura nas escadas da Rua Manoel Carneiro, entre os bairros da Lapa e de Santa Teresa, no centro histórico do Rio de Janeiro, em 1990. A monumental Escadaria Selarón entrou para o roteiro turístico da cidade, ficou conhecida internacionalmente e hoje atrai milhares de visitantes. O artista morreu no ano passado.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
OSCAR NIEMEYER – O ARQUITETO DO SÉCULO” (documentário)
Dia 18 de novembro, terça, às 22h
Horários alternativos: quarta, às 2h e às 16h / quinta, às 10h / sábado, 10h / domingo, às 15h
Aos 92 anos de idade, Oscar Niemeyer recorda sua trajetória pessoal e fala de sua arte, seus sonhos e suas decepções. O arquiteto, que morreu em 2012, dá o testemunho de um artista que acreditou até o fim no ideal socialista.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
 CURTA RELÂMPAGO - “BONFANTI” (documentário)
Dia 18 de novembro, terça, às 21h
Horários alternativos: quarta, à 1h e às 15h / quinta, às 9h
Documentário sobre o artista Gianguido Bonfanti, pintor que trabalha obsessivamente em busca de si mesmo. O filme apresenta três olhares distintos sobre sua obra.


QUARTAS DO CINEMA – 19/11
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
A VIDA É CURTA! - “Humor Amargo”, “Por Dúvida das Vias”, “Um Homem Sério”, “Alma do Negócio”
Dia 19 de novembro, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 12h / domingo, às 6h
Essa semana o A Vida é Curta! faz uma homenagem a Hugo Carvana e tem como tema o humor. “Humor Amargo” (1973), clássico de Sérgio Santeiro, traz Carvana e Paulo José em cinco esquetes que evidenciam o drama de viver no Brasil pós-ditadura militar. De Betse de Paula, “Por Dúvida das Vias” conta a história de uma estagiária de jornalismo que faz sua primeira reportagem em uma repartição pública, e acaba presa na burocracia. O filme tem Silvia Buarque, Marieta Severo e Hugo Carvana, entre outros, no elenco.
Exibido em sequência, “Um Hhomem Sério”, com Ari França e Tatiana França, é sobre um famoso ator de cinema, muito engraçado e aplaudido, que, por ironia, é o mais triste. “Alma do Negócio”, de 1996, é uma comédia dirigida e roteirizada por José Roberto Torero e mostra um casal-propaganda perfeito que leva uma vida feliz e tranquila até descobrir que seus maravilhosos produtos podem fazer muito mais do que prometem. 

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 16 ANOS
O HOMEM QUE VIROU SUCO” (filme)
Dia 19 de novembro, quarta, às 21h
Horários alternativos: quinta, à 1h e às 15h / sexta, às 9h / sábado, às 17h / domingo, às 22h
No filme de 1981, Deraldo (José Dumont), poeta popular do Nordeste, chega a São Paulo sobrevivendo apenas de suas poesias e folhetos. Tudo vai muito bem até ele ser confundido com um operário de uma multinacional, que matou o patrão em uma festa onde recebeu o título de operário símbolo. Deraldo é perseguido pela polícia e perde sua identidade e condição de cidadão.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
CURTA! RELÂMPAGO - “De Volta ao Quarto 666” (documentário)
Dia 19 de novembro, quarta, às 22h40
Horários alternativos: quinta, às 2h40 e às 16h40 / sexta, às 10h40
Qual o futuro do cinema? Em 1982, durante o festival de Cannes, Wim Wenders convidou diversos cineastas a responderem a esta pergunta e realizou o filme "Quarto 666" ("Chambre 666"). Vinte e seis anos depois, em 2008, o cineasta Gustavo Spolidoro faz a mesma pergunta ao próprio Wenders, que dessa vez está do outro lado da câmera.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
FILMES QUE MARCARAM ÉPOCA: Tess - Uma Lição de Vida”
Dia 19 de novembro, quarta, às 23h
Horários alternativos: quinta, às 3h e às 17h / sexta, às 11h / sábado, às 23h / domingo, às 17h
O documentário conta a história de “Tess”, de Roman Polanski (1978), mostrando a aventura íntima, pessoal e coletiva que levou à criação do filme. “Tess” é um manifesto pós-moderno, feito em uma época em que a vanguarda estava sendo questionada em todos os campos culturais, anunciando um retorno a um estilo de narrativa mais clássico. O documentário entrevista Roman Polaski, a atriz Nastassia Kinski, o artista Christian Boltanski e outras personalidades ligadas aos dois anos de produção do filme. Trata-se de um testemunho sobre a ambição de se fazer um filme europeu que pudesse competir com Hollywood.


QUINTAS DO PENSAMENTO – 20/11
PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
SIMONE DE BEAUVOIR – UMA MULHER ATUAL” (documentário)
Dia 20 de novembro, quinta, às 22h
Horários alternativos: sexta, às 2h e às 16h / sábado, às 19h / segunda, à 0h e às 10h
Dominique Gros propõe evocar a personalidade da romancista, filósofa e ativista política e feminista. O filme vai ao encontro desta mulher, em toda a sua riqueza e complexidade, à luz de um período rico em mudanças.


SEXTAS DA SOCIEDADE – 21/11
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
MEMÓRIA PRA USO DIÁRIO” (documentário)
Dia 21 de novembro, sexta, às 20h
Horários alternativos: sábado, à 0h30 e às 21h30 / segunda, à 1h e às 13h30/ terça, às 7h30
O fio condutor do documentário é Ivanilda que durante 31 anos procurou sinais do seu marido, desaparecido político. O filme mostra também as ações de militantes e parentes das vitimas da ditadura e da violência policial dos dias de hoje. Integrantes do Grupo Tortura Nunca Mais encaram lembranças traumáticas para trazer à tona a memória de fatos recentes.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 16 ANOS ESTREIA
DOMÍNIO PÚBLICO” (documentário)
Dia 21 de novembro, sexta, às 21h30
Horários alternativos: sábado, às 2h / domingo, à 0h e às 19h / segunda, às 15h / terça às 9h
Filmado entre 2011 e 2014, o documentário investigou as transformações no Rio de Janeiro por conta dos megaeventos: UPPs nas favelas, remoções forçadas, privatizações de espaços públicos e revoltas populares. O filme independente – que tem direção de Henrique Ligeiro, Fausto Mota e Raoni Vidal – foi feito com recurso do Catarse e está em domínio publico, disponível no YouTube. O documentário tem depoimentos de Juca Kfouri, Romario,  Orlando Zaccone e Ivana Bentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado