“Trair e Coçar é Só Começar” estreia dia 24 no Multishow

Um dos maiores sucessos do teatro brasileiro, escrito por Marcos Caruso, ganha sua primeira versão para a TV

 

Crédito Juliana Coutinho/Divulgação Multishow (Para salvar em alta resolução, clique na imagem com o botão direito do mouse e selecione "Salvar imagem como...")

 

Um dos maiores sucessos do teatro brasileiro, "Trair e Coçar é Só Começar", ganha sua primeira versão para a TV, no Multishow. Escrita por Marcos Caruso, a peça está em cartaz há 29 anos e acumula uma plateia de mais de seis milhões de pessoas. Em uma adaptação livre e original, também comandada por Caruso, a série homônima traz Cacau Protásiocomo a empregada Olímpia e Márcia Cabrita e Cássio Scapin como seus patrões. Daniele ValenteGorete Milagres,Marcelo Flores e Vinicius Marins completam o elenco, que tem direção de César Rodrigues e Caetano Caruso. A série estreia no dia 24 de novembro e será exibida de segunda a sexta, às 22h30, com maratona aos domingos, no Multishow.

 

A atração conta com uma plateia de 250 pessoas e é gravada no recém-reformado Teatro Adolpho Bloch, antigo Teatro Manchete, no Rio de Janeiro. Com uma estrutura inédita, o cenário conta com dois andares, que mostram os apartamentos de Inês e Eduardo (Márcia Cabrita e Cássio Scapin), ligados por um elevador e uma escada. "Estamos falando de um humor simples, cotidiano e até ingênuo. É difícil escrever no gênero Vaudeville no Brasil, mas com dois apartamentos dá para fazer essa brincadeira. Vamos falar de todos os tipos de traição: amorosa, entre amigos, de princípios..."explica o autor Marcos Caruso.

 

Logo no primeiro episódio, Eduardo (Cássio Scapin) e Inês (Márcia Cabrita), casados há 15 anos, decidem se separar por conta de um desgaste no relacionamento. Eduardo então se muda para o apartamento de cima, a cobertura. Logo, a fiel empregada Olímpia (Cacau Protásio), passa a trabalhar nos dois apartamentos, subindo e descendo as escadas, levando e trazendo informações equivocadas. Traída por sua ingenuidade – do tipo que leva tudo "ao pé da letra" –, ela, que torce por uma reconciliação, acaba colocando seus patrões em altas confusões. "A Olímpia é uma mulher meiga, calma, doce, ela quer abraçar o mundo e tem um coração enorme. Só atrizes feras fizeram esse personagem, só tenho altas referências. A Adriana Esteves fez a Olímpia no cinema, já trabalhamos juntas, ela é uma pessoa que me inspira muito"conta Cacau Protásio.

 

Daniele Valente e Marcelo Flores são o casal Lígia e Cristiano, melhores amigos de Inês e Eduardo. Casados há 10 anos, estão sempre dispostos a ajudar os amigos e frequentam constantemente os dois apartamentos. Para completar a confusão e o disse me disse, Zilda, interpretada por Gorete Milagres, é a melhor amiga de Olímpia. Antenada e descolada, ela também trabalha como empregada doméstica no prédio e é casada com Joel (Vinicius Marins), o zelador faz-tudo.

 

Produzida pela Zola, a atração possui 15 episódios, cada um com 45 minutos de duração. Augusto Madeira, Bianca Byington, Carla Daniel, Cássia Linhares, Diogo Nogueira, Luiz Carlos Miele, Márvio Lúcio (Carioca), Samantha Schmütz, Suely Franco e Tom Cavalcante são algumas das participações especiais do programa.

 

Entrevistas

- Marcos Caruso (Autor e Roteirista)

Como surgiu a ideia para adaptar o Trair e Coçar é Só Começar para a televisão?

Há muito tempo eu já pensava nessa ideia de adaptar a peça para a televisão, mas o projeto acabou não evoluindo. Agora coincidiu do Multishow também se interessar.

Quais serão as adaptações para a TV? Por que optaram por essas mudanças?

A série vai ser fiel à sua essência. É um gênero Vaudeville, uma comédia de situações com personagens reconhecíveis. Por exemplo, para a série conseguimos manter mais o Vaudeville do que para a versão do cinema. É difícil escrever este gênero no Brasil, mas com dois apartamentos em um palco dá para fazer essa brincadeira. Nesta versão, o casal Inês e Eduardo se separam logo no início, e cada um vai morar num apartamento diferente. Assim, a Olímpia vai poder levar e trazer bastante informação. E não poderíamos nos prender apenas na traição amorosa, senão o tema se esgotaria. Vamos falar de todos os tipos de traição, de amigos, de princípios, de segredos revelados...

O que o público pode esperar do programa?

O projeto possui um humor simples, cotidiano e até ingênuo. São 29 anos ininterruptos nos palcos, foi feito para um público que queria ver comédia no teatro. Com o tempo, todo mundo já tinha visto, e quem não tinha, ficava de fora da conversa. A história atingiu um público dos 8 aos 80 anos e de todas as classes. A cada episódio teremos uma participação especial, acredito que todos vão se identificar.

A peça está em cartaz há anos e já foi para o cinema e, agora para televisão. No início você imaginava esse sucesso?

Nós temos um objetivo: divertir o público e fazer rir com humor inteligente, fino, sem apelação. Se as pessoas se divertirem, isso já será um sucesso.

 

- Cacau Protásio (Olímpia)

Como recebeu o convite para participar do Trair e Coçar é Só Começar?

Fiquei muito feliz com esse convite do Multishow. Eu agradeço todos os dias por tudo que está acontecendo na minha carreira. São experiências diferentes, trabalhos diferentes, pessoas diferentes. Quero que venham mais e mais projetos.

Como você descreveria a Olímpia?

A Olímpia é meiga, calma, doce, do tipo inocente, ela que abraçar o mundo e tem um coração enorme. Quer sempre ajudar o próximo e é uma mulher muito justa. Mas como ela leva tudo ao pé da letra, acabando criando sempre uma confusão. Eu sou uma pessoa um pouco estabanada (risos), e consegui trazer um pouco disso pra Olímpia também.

Como você se preparou para o programa?

Esta série é diferente de tudo o que já fiz. É um desafio que promove um turbilhão de sentimentos. Só fera fez essa personagem! Não tive muito tempo para pensar na Olímpia. Eu saí direto da segunda temporada do 'Vai Que Cola' para o 'Trair e Coçar'. Foi como se eu tivesse abortado a Terezinha para gerar outro filho (risos). As personagens são completamente diferentes. Mas eu vi o filme, no qual a Olímpia foi interpretada pela Adriana Esteves, que é uma mulher que eu amo, que admiro, que sou fã confessa. Trocamos muitas figurinhas e ela me inspirou bastante.

O que o público pode esperar do Trair e Coçar é Só Começar?

O 'Trair e Coçar' é uma peça inteligente. No 'Vai Que Cola' a gente faz uma comédia rasgada, com improvisações, vale tudo. Neste projeto a comédia está no texto, então a gente não pode perder uma palavrinha, que se der uma barriga, o humor vai embora. Acho que vamos atingir todos os públicos. É um programa de família, você vai poder sentar com criança, pai, mãe, vizinho, todo mundo vai gostar. E vai levar bondade, ingenuidade, união, que é o que o mundo está precisando um pouco agora. Fora o humor, que é o essencial do programa!

 

Elenco Fixo

Cacau Protásio – Olímpia

Márcia Cabrita – Inês

Cássio Scapin – Eduardo

Daniele Valente – Lígia

Marcelo Flores – Cristiano

Gorete Milagres – Zilda

Vinicius Marins – Joel

 

Ficha Técnica

Direção geral – César Rodrigues

Direção – César Rodrigues e Caetano Caruso

1º Assistente de Direção – Aaron Salles  

Escrita por – Marcos Caruso

Roteiristas – Marcos Caruso, Caetano Caruso, Ecila Pedroso, Jandira Martini e Noemi Marinho

Supervisão de Texto – Marcos Caruso

Produção Executiva – Luiz Noronha e Cecilia Grosso

Direção de Produção – Claudia Novaes 

Direção de Fotografia – Rogério Wiltgen 

Direção de Arte – Hélcio Pugliese 

Trilha Sonora Original – Lucas Marcier e Fabiano Kruger

Produtor Musical e Sonoplasta – João Mello

Caracterização/Maquiagem – Gabriela Figueira 

Figurino – Isabella Cardoso 

Produtora – Zola

 

Personagens

Olímpia (Cacau Protásio) - Trabalha na casa de Eduardo e Inês há mais de 10 anos. Lava, passa, cozinha, arruma, é boa ouvinte, boa conselheira, honesta, pura de caráter e, principalmente, fiel. É muito ingênua e acredita na literalidade das palavras, por isso, sempre arruma várias confusões.

 

Inês (Márcia Cabrita) – Arquiteta e decoradora de interiores, conheceu Eduardo em uma festa da faculdade. É casada com ele há 15 anos. É uma patroa querida pelos funcionários e nas discussões com o marido sempre quer ser a dona da verdade. Mesmo em crise no casamento, não pensa em ter outro homem.

 

Eduardo (Cássio Scapin) – Médico, ginecologista, escolheu a profissão por vocação e tem paixão pelo estudo. Organizado e metódico, divide seu tempo entre cuidados com o corpo e a profissão. É extremamente disciplinado com horários e é do tipo "certinho".

 

 

Lígia (Daniele Valente) – Melhor amiga de Inês, fez Administração, culinária, moda, já foi budista e vegetariana. É casada com Cristiano há 10 anos e é dona de um buffet de festas infantis. Seu trabalho cobre todas as despesas da casa, já que seu marido vive ou desempregado ou se metendo em negócios que não dão lucro.

 

Cristiano (Marcelo Flores) – Melhor amigo de Eduardo, não tem diploma, mas se orgulha de ter cursado a faculdade da vida. É mestre em fazer negócios, já teve casa lotérica, barzinho, agência de publicidade, pastelaria, já fez impressão de camisetas, já foi empresário de cantor sertanejo e está sempre pronto e atento às novas oportunidades.

 

Zilda (Gorete Milagres) – Melhor amiga de Olímpia, trabalha como empregada doméstica desde os 18 anos. Zilda é antenada, esperta e descolada. Casada com Joel há 5 anos, é mais velha que ele alguns anos e, talvez por isso, sente muito ciúmes do marido.

 

Joel (Vinícius Marins) - Após a morte do pai, tomou o lugar de zelador do edifício. É do tipo "faz-tudo": eletricista, bombeiro, pedreiro, pintor, etc. Ingênuo, simplório e submisso, tem nos condôminos do edifício a sua família.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado