HISTORY estreia série que desmembra diferentes vertentes da ficção científica, gênero que virou febre na TV e no cinema

 

 

 

 



Da franquia Guerra nas Estrelas ao clássico 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Jurassic Park a Doctor Who, cada um dos quatro episódios de uma hora de duração da série A Verdadeira História da Ficção Científica, que o HISTORY exibe na sequência no dia 29/11, é recheado de depoimentos dos colaboradores por trás dessas criações populares, e traça o desenvolvimento de quatro temas: EspaçoInvasão AlienígenaRobôs e Viagem no Tempo.

 

Apresentado por Mark Gatiss, roteirista da longeva série Doctor Who e ator e cocriador da série da BBC SherlockA Verdadeira História da Ficção Científica esmiúça por que a ficção científica não é meramente um gênero. Para os fãs desse estilo, ele é muito mais do que isso: um portal não somente para desvendar o universo, mas também para um "multiverso" – um lugar complexo onde é muito fácil mergulhar e se perder, tanto no bom quanto no mau sentido.

 

Entre os participantes desta produção estão William Shatner e Nichelle Nichols (Jornada nas Estrelas), Nathan Fillion (Firefly), Zoe Saldana (AvatarJornada nas Estrelas), Steven Moffat, David Tennant e Karen Gillan (Doctor Who), Richard Dreyfuss (Contatos Imediatos de Terceiro Grau), Chris Carter (Arquivo X), Ronald D Moore (Guerra Galáctica), John Landis (Um Lobisomem Americano em LondresScherlock), Christopher Lloyd (De Volta para o Futuro), Rutger Hauer e Syd Mead (Blade Runner: O Caçador de Androides), John Carpenter (Dark StarA Coisa), Neil Gaiman (SandmanStardust), Kim Stanley Robinson (trilogia Mars), Scott Bakula (Quantum LeapJornada nas Estrelas: Enterprise), Ursula K. Le Guin (The Left Hand of Darkness), Kenny Baker e Anthony Daniels (Guerra nas Estrelas), Peter Weller (Robocop), Edward James Olmos (Blade Runner: O Caçador de AndroidesGuerra Galáctica) e muitos outros.

 

Sinopses dos episódios

 

20h – Espaço: O que aconteceria se fosse possível explorar a imensidão do espaço sideral? A ficção científica sempre se alimentou da necessidade do homem de explorar e de imaginar o que existe além da Terra. As jornadas no espaço sempre intrigaram, das primeiras ideias de Julio Verne sobre as tentativas de sair de nosso planeta, até a galáxia distante deGuerra nas Estrelas e a revelação de Michelle Nichols sobre como seu papel inovador de Tenente Uhura em Jornada nas Estrelas a levou a participar de um recrutamento de astronautas da NASA.

 

21h – Invasão: Imagine se alienígenas aterrissassem, de verdade, na Terra. A maior parte da ficção científica explora o momento do primeiro contato, isto é, o que as pessoas farão quando os alienígenas chegarem. Do livro inovador de H.G. Wells, A Guerra dos Mundos, até os filmes Independence Day, Homens de Preto e Distrito 9, o episódio aborda nosso medo da chegada de alienígenas à Terra. David Tennant explica a atração pelos Daleks e Cybermen em Doctor Who, enquanto John Carpenter e Chris Carter exploram a enorme atração pela paranoia alimentada pelos alienígenas escondidos no filme A Coisa e na série Arquivo X. Questiona também o que aconteceria se os monstros fossem apenas uma invenção do próprio homem. Com a ajuda de testes de animação raramente vistos na telinha, o apresentador Phil Tippett leva os telespectadores aos bastidores para conhecer a criação dos dinossauros do filme Jurassic Park.

 

22h – Robôs: E se nossas próprias criações se voltarem contra nós? A ideia de criar vida fascina o mundo desde os primeiros dias da ficção científica. Neste capítulo, os robôs transportam os telespectadores desde os primeiros passos de Frankenstein até a ameaça feita pelo Exterminador e o espaço cibernético. Revela como Rutger Hauer criou uma das melhores falas de toda a ficção científica para o filme Blade Runner, o Caçador de Androides. Explica o desafio de Kenny Baker ao atuar em Guerra nas Estrelas no corpo de R2D2, e como Anthony Daniels foi atraído pelo papel de C-3PO devido ao conceito de arte moldada num robô do clássico filme mudo Metropolis.  Douglas Trumbull (2001: Uma Odisseia no Espaço; Blade Runner, o Caçador de Androides) comenta como conseguiu criar uma abordagem totalmente nova no design de robôs. Os criadores do Robocop original descrevem como sua profundidade oculta manteve esse personagem atraente por tanto tempo, e William Gibson revela a origem de sua influente obra de ficção Neuromancer. A partir de Hal, personagem de 2001: Uma Odisseia no Espaço, até os Cylons da Guerra Galáctica e o mundo de Matrix, esta é uma jornada que questiona: o que significa ser um humano?

 

23h – Viagem no Tempo: O que aconteceria se pudéssemos viajar não apenas através do espaço, mas também através do tempo? Se isso fosse possível, você mudaria o passado ou o futuro? Que preço o viajante do tempo - e as pessoas próximas a ele - teriam de pagar? Este episódio faz uma jornada pela máquina do tempo de H.G. Wells através de ideias como o "paradoxo do avô" e o "efeito borboleta", até o viajante do tempo profissional, que é o eternamente popular Doctor Who. Steven Moffat, David Tennant, Karen Gillan e Neil Gaiman oferecem uma perspectiva única sobre o famoso Doutor da série. Edward James Olmos revela o significado oculto da linguagem criada por ele para a visão do futuro no filme Blade Runner, o Caçador de Androides. Bob Gale e Christopher Lloyd nos levam aos bastidores de De Volta para o Futuro, enquanto Ed Solomon descreve a alegria de resolver o enigma da viagem no tempo para a excelente aventura Bill & Ted, Dois Loucos no Tempo. Mas qual seria o custo físico e emocional pago pelo viajante no tempo? Audrey Niffenegger explica o que inspirou seu livro A Mulher do Viajante no Tempo. E se alguém do futuro tentasse viajar de volta no tempo para nos alertar de algo? Você acreditaria nesse visitante? Desde o tom apocalíptico do longa Os 12 Macacos até a dramaticidade de Contratempos e a comédia Feitiço do Tempo, a viagem no tempo tem sido um tema irresistível para os criadores de todos os estilos de ficção científica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado