Arte 1 homenageia o cineasta francês Henri-Georges Clouzot

 

      O canal Arte 1 exibe uma "Semana Henri-Georges Clouzot"  de 13 a 17 de abril. Para abrir o especial foi escolhido o concerto "A Sinfonia Novo Mundo", uma composição do tcheco Antonin Dvořák, dirigido por Clouzot em 1966. O cineasta francês registrou ao todo cinco apresentações do maestro austríaco Herbert Von Karajan entre 1965 e 1967. No Arte 1, a exibição será na segunda-feira, dia 13 de abril, às 22h30.

    Nomeado tesouro nacional pelo governo francês em 1984, o documentário "O Mistério de Picasso", de 1955, é o destaque de terça-feira na semana especial. Para gravar a produção, que recebeu ainda o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes em 1956, Clouzot convenceu o amigo Pablo Picasso a se deixar registrar em cenas bem íntimas. O resultado é um documentário que acompanha o processo criativo de um dos artistas mais importantes do século 20. As 20 telas criadas na frente das câmeras foram destruídas logo depois do término das filmagens.

     Para celebrar o longa-metragem inacabado "Inferno", os diretores Serge Bromberg e Ruxandra Medrea produziram o filme "O Inferno de Henri-Georges Clouzot". Clouzot investiu tempo e dinheiro na história, mas vários problemas o impediu de continuar. A produção recupera imagens originais do filme e remonta algumas cenas e diálogos com um elenco que inclui Bérénice Bejo e Serge Reggiani.

      No dia 17, o clássico homenageado "As Diabólicas", que em 2015 completa 60 anos, fecha a"Semana Henri-Georges Clouzot". O longa foi adaptado do romance "Celle Qui n'Était Plus", de Pierre Boileau e Thomas Narcejac. Na época, Alfred Hitchcock também se interessou em comprar os diretos do livro, mas Clouzot foi mais rápido. A história gira em torno de um professor assassinado pela mulher e pela amante em um crime quase perfeito. A situação das duas se complica quando o corpo desaparece.  A "Semana Henri-Georges Clouzot" vai ao ar de 13 a 17 de abril.

 

A Sinfonia do Novo Mundo - Arte 1 In Concert

Dia 13/4 às 22h30 e 18/04 à 0h.

 

O Mistério de Picasso - Arte 1 Documenta

Dia 14/4 às 20h e 19/4 à 0h.

 

O Inferno de Henri-Georges Clouzot - Cine Clube Arte 1

Dia 16/4 às 23h30 e 18/4 às 20h.

 

As Diabólicas - Cine Clube Arte 1 Clássicos

Dia 17/4 à 0h e 19/4 às 15h.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado