Com dólar em alta, turista deve realizar pesquisa criteriosa antes de comprar moeda para viagem


Oscilações do câmbio ainda afetarão as cotações por tempo indeterminado; especialista afirma que mesmo assim ainda há oportunidades vantajosas

Quem está planejando uma viagem ao exterior neste primeiro trimestre tem ficado naturalmente preocupado com as notícias sobre o valor do dólar, que passou a ser cotado próximo ou até acima dos R$ 4. Mas mesmo nesse momento complicado da economia brasileira há formas de fazer uma aquisição vantajosa de moeda, segundo Bruna Xavier, diretora da corretora de câmbio Graco Exchange. "O cenário econômico adverso ainda vai impactar a cotação do dólar por um tempo, mas nem tudo está perdido e os consumidores podem fazer uma boa compra se fizerem um planejamento e ficarem atentos às promoções que o mercado de câmbio oferece", indica.

O primeiro passo, segundo a executiva, é reservar dinheiro para aquisição dos dólares e ficar acompanhando as cotações frequentemente. "Dessa forma, o consumidor consegue comprar a moeda aos poucos por cotações mais baixas ou, se a queda no preço da moeda for realmente acentuada, já adquirir dinheiro para a viagem toda", explica. Esse cuidado de comprar uma importância maior de uma única vez é importante para evitar pagar uma quantidade alta de impostos, uma vez que o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) incide toda vez que é feita uma aquisição em espécie ou no cartão pré-pago.  

Também é interessante verificar com a empresa que presta o serviço se são concedidos descontos ou, então, se há taxas mais baixas para determinados valores de aquisição. "A corretora, normalmente, concede descontos de 1% a 2% dependendo do montante negociado, mas os valores variam bastante conforme a corretora de câmbio e a oscilação das cotações", afirma a especialista. "Tomando esses cuidados, o consumidor vai ter uma redução de gastos importante, mas varia muito de acordo com a quantidade de dólares comprados e as taxas envolvidas. É importante lembrar, ainda, que com a assessoria de uma corretora de câmbio, o consumidor também tem mais garantias durante o processo de compra de moeda para receber as cédulas com segurança e agilidade para, assim, viajar tranquilo", complementa Bruna Xavier.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio