Globo transmite desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio e Janeiro


Globeleza Erika Moura circulará pelos estúdios das duas capitais durante a transmissão dos desfiles

 

A Globo já colocou seu bloco na rua para mostrar ao público o que as escolas de samba preparam para os desfiles de carnaval deste ano. Além de revelar tudo o que acontece nos barracões das escolas em reportagens e séries especiais nos telejornais, cerca de dois mil profissionais trabalham para transmitir todos os detalhes dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo.

 

Desfiles em São Paulo

Na capital paulista, Chico Pinheiro e Monalisa Perrone ancoram a transmissão na sexta-feira, dia 5, e no sábado, dia 6, com Celso Viáfora, Alemão do Cavaco e Ailton Graça, que passa a integrar o time de comentaristas. Apaixonado por carnaval e veterano na cobertura, Chico Pinheiro está otimista para a festa desse ano, a 15ª de seu currículo. "Depois de visitar os barracões e ver as alegorias, constato que o Carnaval de São Paulo vem, de novo, maravilhoso e surpreendente. A beleza da criatividade espanta a crise", conclui. A também veterana Monalisa Perrone, que em 17 anos de Globo já cobriu 16 carnavais, só não participou da cobertura no ano em que seu filho nasceu, durante um carnaval! Esse é o seu terceiro ano como narradora dos desfiles. "Eu e Chico estabelecemos uma grande parceria no carnaval. Além disso, a interação que temos com os comentaristas faz com que as pessoas em casa também sintam que fazem parte da nossa festa", explica a apresentadora.

 

Os repórteres José Roberto Burnier, Tiago Eltz, Michelle Barros, Michelle Loreto, Veruska Donato, Daiana Garbin, Phelipe Siani, Walace Lara, Graziela Azevedo, Renata Ribeiro, Sabrina Simonato, Filippo Mancuso e Carla Modena estarão espalhados pela Avenida nos dois dias de desfile, trazendo informações da concentração, da dispersão, do meio da Avenida e dos camarotes. André Azeredo se junta a Marcio Canuto na missão de mostrar a animação do público que lota as arquibancadas populares.

 

Desfile da Série A do Rio de Janeiro

Também na sexta e no sábado de carnaval, o público do Rio de Janeiro confere a transmissão dos desfiles das escolas de samba da Série A. Pelo quarto ano consecutivo, Alex Escobar e Mariana Gross repetem a dobradinha na narração dos desfiles, com os comentários do carnavalesco Chico Spinoza e dos músicosArlindo Cruz e Pretinho da Serrinha. Uma novidade deste ano é que os desfiles da Série A passam a ser transmitidos do mesmo estúdio do Grupo Especial. Além disso, Milton Cunha vai para a Avenida também na sexta e no sábado como repórter especial, para interagir com os integrantes das escolas da Série A e trazer ainda mais festa e informação.

 

Alex Escobar conta que o investimento das escolas da Série A neste ano é ainda maior. "Esse promete ser o carnaval mais grandioso dos últimos anos", conta o narrador. Ao lado de Mariana Gross, que já participou de 18 carnavais, ele está visitando os barracões para conversar com os carnavalescos e transmitir com segurança o que a escola pretende mostrar na Avenida. "Nessa conversa, nós captamos o que a escola quer mostrar. O carnavalesco enfatiza aspectos que quer destacar, o carro que é o seu maior xodó, o que que deu mais trabalho para concretizar, entre outros detalhes", destaca o apresentador. "No domingo e na segunda, eu volto à Marquês de Sapucaí como repórter dos desfiles do Grupo Especial. É um trabalho que faço há tantos anos que já até conheço muitas pessoas. Como são arquibancadas populares, muitas vão todo ano. No ano passado, eu estava grávida de quatro meses e eles levaram comida  para mim, guarda-chuva e sempre arrumavam um espaço para eu sentar nos intervalos", conta Mariana. A dupla de apresentadores contará com o suporte dos repórteres Carlos Gil, Fábio Judice, Milton Cunha, Régis Rösing, Susana Naspolini, Fernanda Graell, Silvana Ramiro e Diego Haidar, espalhados pela Sapucaí.

 

Desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro

No domingo e na segunda-feira, dias 7 e 8, Fátima Bernardes e Luis Roberto comandam juntos a transmissão do desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Repetindo o sucesso dos dois últimos carnavais, a dupla de narradores estará no estúdio com os comentaristas Milton Cunha, Eri Johnson e Pretinho da Serrinha. Cerca de um mês antes da festa, Fátima e Luis Roberto dão início às entrevistas e à grande pesquisa que os ajuda na preparação para a transmissão. São conversas longas e minuciosas com carnavalescos, coreógrafos, mestres de bateria, puxadores e diretores de harmonia, entre outros. "Eles nos passam todos os detalhes da apresentação que será feita e também os possíveis truques e novidades que serão levados para a Avenida", explica Luis Roberto, que narra os desfiles desde 2010. Fátima conta que os dois se complementam: "Estudamos juntos, mas o Luis foca nos detalhes e conseguimos completar as informações um do outro, ao longo do desfile".

 

Tiago Leifert participa da transmissão pelo terceiro ano consecutivo, recebendo personalidades que se destacaram em cada um dos desfiles, à medida que as agremiações chegam à dispersão. Espalhados pela Avenida, os repórteres Lília Teles, Mariana Gross, Ari Peixoto, Mônica Sanches, Tatiana Nascimento, Ana Luiza Guimarães, Flávia Jannuzzi, Paulo Renato Soares, Mônica Teixeira, Carlos De Lannoy e Fábio Júdice mostram tudo o que acontece na Marquês de Sapucaí. Alex Escobar, veterano na transmissão da Série A, se junta ao time de repórteres do Grupo Especial para mostrar tudo o que se passa na concentração da bateria das escolas.

 

As transmissões dos desfiles da Série A do Rio de Janeiro e das escolas de samba de São Paulo acontecem na sexta-feira, dia 5, e no sábado, dia 6, após o 'BBB16'.  Na sexta, 'Lista Negra', 'Jornal da Globo' e 'Homeland - Segurança Nacional' não serão exibidos, enquanto no sábado, 'Amor e Sexo' e 'Altas Horas' saem da grade para ceder espaço ao carnaval. Os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial carioca são exibidos no domingo logo após o 'Fantástico' e, na segunda, depois do 'BBB16. No domingo, não haverá rodada do futebol e na segunda, os telejornais 'Hora Um', 'Bom Dia Praça' e 'Jornal da Globo' não vão ao ar.

 

 

Na WEB

 

A partir de sexta-feira, dia 5, e durante todo o carnaval, os usuários do Twitter que usarem a hashtag #Globeleza poderão conferir um Emoji exclusivo inspirado nas cores do Carnaval da Globo. A hashtag também estará presente na tela da TV durante a transmissão e ainda poderá ser vista fisicamente no quiosque da Globo na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, ao lado do Emoji especial. No domingo, dia 7 e na segunda-feira, dia 8, das 16h às 17h, a Globeleza Erika Moura também estará no quiosque para fotos e autógrafos. A parceria inclui ainda uma página exclusiva no G1 com as palavras de maior repercussão no Twitter durante os desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro. A parceria também movimentará as redes sociais com a "Torcida das Escolas de Samba". Cada escola de samba terá sua própria hashtag e, ao fim do Carnaval, será possível saber qual foi a escola mais citada pelos internautas.

 

O G1, o portal de notícias da Globo, também traz novidades para a cobertura de carnaval deste ano. Uma delas é o Especial 360º que vai mostrar, em vídeo, uma visão diferente e imersiva dos desfiles do grupo especial das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo. Durante a transmissão, a interatividade da folia de momo ficará toda no G1: o internauta poderá, por exemplo, enviar vídeos colaborativos de onde estiver vendo os desfiles.

 

A abrangência do G1 será nacional, com cobertura em todos os estados brasileiros. Será possível conferir de perto os trios elétricos de Salvador, o frevo de Recife, e as diversas manifestações culturais e de carnaval de rua pelo Brasil. Antes do início da festa, o site já colocou no ar a agenda dos blocos e o serviço de trânsito de todo país. Só no Rio de Janeiro são esperados mais de 500 blocos de rua, e em São Paulo mais de 350. A ordem dos desfiles já está disponível no site, e toda a prestação de serviço será atualizada durante todo o feriado.

 

O portal traz ainda ensaios das musas de blocos e escolas de samba no Rio e em São Paulo. Um especial revela a rotina de duas musas por dia, dentre elas Bianca Leão (União da Ilha), Juliana Alves (Unidos da Tijuca) e Fernanda Lacerda (Grande Rio). Para quem quer se aprofundar nos detalhes desse grande evento, infográficos mostram como é feito um carro alegórico e explicam o significado dos gestos do mestre de bateria, entre outras curiosidades.

 

Foto 1: Fátima Bernardes e Luis Roberto comandam a transmissão dos desfiles do Rio de Janeiro - Crédito: Globo/ João Miguel Júnior

Foto 2: Chico Pinheiro e Monalisa Perrone seguem à frente dos desfiles da capital paulista - Crédito: Globo/ Ramón Vasconcellos




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado