Conexão Futura faz homenagem ao Carnaval de Rua
Na semana da maior festa popular do país, o programa recebe no estúdio representantes de blocos carnavalescos de vários estados brasileiros
Os últimos Carnavais foram marcados pela explosão do número de blocos de rua em todo o país. Só no Rio de Janeiro, estão previstos para este ano desfiles de mais de 500 blocos em 29 dias de folia. Para comemorar a retomada do Carnaval de Rua, o Conexão Futura recebe no estúdio representantes de blocos carnavalescos de todo o Brasil.
No dia 8/2 (segunda-feira), uma entrevista com o diretor fundador do bloco Spanta Neném, Diogo Castelão, abre o Especial de Carnaval. Além de animar os foliões há 14 anos com desfiles pelas ruas do Rio de Janeiro, o bloco também é responsável pela criação da Escola de Música Spanta Neném, no Morro Santa Marta. O projeto social, voltado para crianças e adolescentes, atua desde 2009 e oferece aulas de percussão, cavaquinho, flauta, entre outros instrumentos. "Muitos jovens começaram com a gente há sete anos e hoje são ritmistas de grandes Escolas de Samba, como a São Clemente", conta Castelão.
Ainda na segunda-feira, o Acadêmicos do Baixo Augusta traz muita música para o estúdio do Conexão Futura. Com um Carnaval irreverente, levou mais de 80 mil pessoas às ruas de São Paulo no ano passado. "Nos consideramos um bloco ativista. Queremos uma cidade mais humana, com mais espaços públicos de lazer. O nosso Carnaval faz isso: ocupa as ruas e celebra o direito ao encontro", defende o presidente Alê Youssef.
Na terça-feira, 9/2, é a vez do tradicional bloco Cacique de Ramos. Criado há 55 anos no subúrbio carioca, o bloco é considerado Patrimônio Cultura do Rio de Janeiro. "Conquistamos o nosso espaço não só no Carnaval, mas também na música popular brasileira. Já fomos até enredo da Mangueira", conta Bira, presidente do Cacique de Ramos.
Para fechar o Especial de Carnaval, no dia 10/2 (quarta-feira), o Conexão Futura conversa com o criador da Embaixada de Pernambuco dos Bonecos Gigantes de Olinda, Leandro Castro. Integrantes do bloco Filhos de Gandhy, de Salvador, encerram o programa com muita música e história, apresentando os diferentes motivos que levou o bloco a ser considerado um dos mais belos afoxés da Bahia.
Conexão Futura
De segunda à sexta
Horários: 14h30, 14h50 e 15h25
Reprises: segunda a domingo, 7h30
Programa jornalístico, no formato de inserções durante a programação e totalmente interativo, que presta serviço à população ao focar assuntos de interesse social e que podem facilitar o dia a dia. A escolha dos temas está diretamente à saúde, manifestações populares, meio ambiente, educação, cidadania e qualidade de vida. Apresentado por Cristiano Reckziegel.
08/02, segunda-feira
Às 14h50, Diogo Castelão, diretor fundador do bloco Spanta Neném, no Rio de Janeiro. Às 15h25, entrevista com integrantes do bloco paulista Acadêmicos do Baixo Augusta.
09/02, terça-feira
Às 14h50, com Ezaú Venceslau, do Bloco Charanga, de Santa Catarina. Às 15h25, entrevista com Bira, presidente do bloco Cacique de Ramos, do Rio de Janeiro.
10/02, quarta-feira
Às 14h50, entrevista com o criador da Embaixada de Pernambuco dos Bonecos Gigantes de Olinda, Leandro Castro. Às 15h25, é a vez dos integrantes do bloco Filhos de Gandhy, de Salvador.
Comentários