SescTV exibe “Família - Maternidade e Paternidade”, novo episódio da série Filosofia Pop
Com mediação de Marcia Tiburi, o tema é discutido por Simone Paulon e Vladimir Safatle
O que é a família? O que define um pai? Essas e outras questões são discutidas em Família – Maternidade e Paternidade, episódio inédito da série Filosofia Pop, dirigida por Esmir Filho. Para debater o tema, a filósofa e escritora Marcia Tiburi, apresentadora e idealizadora da série, recebe a psicóloga e professora Simone Paulon e o filósofo Vladimir Safatle. Produzido pela produtora Saliva Shots, o programa vai ao ar no dia 14/2, domingo, às 20h.
Para Simone Paulon, a família se constitui pela ordem biológica e também cultural. "Precisam procriar e pactuar regras", diz. Já Vladimir Safatle lembra do desaparecimento da família no livro A República, de Platão. "Você tem os filhos que são formados e cuidados pela sociedade", comenta. "Você tem simplesmente uma estrutura geral, global, que vai se responsabilizar pela educação das crianças", completa.
A psicóloga fala sobre a importância da figura do pai para a formação do indivíduo. Já o filósofo diz que, segundo estudos da Escola de Frankfurt, na Alemanha, em 1930, a sociedade já vivia sem pai, porque o chefe de família, que antes era dono de um pequeno negócio onde o filho iria trabalhar, tinha desaparecido. Ele explica que o pai que surgiu era funcionário burocrático, sem autoridade ativa.
Os convidados também discutem sobre a infelicidade que permeia as famílias; sobre as semelhanças que há entre famílias felizes; sobre a união estável homossexual e o conservadorismo da sociedade; e sobre a forma como o Estado legisla a respeito de questões atreladas à família.
Gravado no ateliê de gravura do Sesc Pompeia, na capital paulista, o episódio é dividido em três blocos, e traz a participação da plateia com perguntas.
Comentários