Museu da República é o destaque desta edição do Conhecendo Museus
O acervo em exposição no Palácio do Catete é esmiuçado no programa que a TV Cultura leva ao ar nesta quinta-feira (4/2), à 00h30
São Paulo, 2 de fevereiro de 2016 – Nesta quinta-feira (4/2), o Conhecendo Museus vai até o Rio de Janeiro para apresentar o Museu da República, abrigado no Palácio do Catete. O programa inédito vai ao arà 00h30, na TV Cultura.
O local onde o museu fica instalado, por si só, já é digno de uma visita. Antigamente chamado de Palácio Nova Friburgo, o monumento foi construído na época do Império, entre 1858 e 1867, pelo Barão de Nova Friburgo. Durante a República, o Palácio do Catete funcionou por 63 anos como o coração do Poder Executivo do País. Após a transferência da capital para Brasília, foi transformado em museu e inaugurado em 15 de novembro de 1960.
Mas, além dos tantos fatos que aconteceram no palácio, como as declarações de guerra à Alemanha, em 1917, e ao Eixo, em 1942, e o suicídio do presidente Getúlio Vargas, em 1954, o museu, com suas ambientações e exposições, busca oferecer ao visitante um panorama da história republicana.
Fotos, documentos, objetos, mobiliário e obras de arte dos séculos XIX e XX integram o acervo, exposto nos diversos salões do monumento. Os itens pertenceram ao Barão de Nova Friburgo ou, no que se refere à República, datam desde a chegada do ideário republicano ao Brasil até os dias atuais, reunindo cerca de 10 mil peças no conjunto. O destaque fica para as coleções de Getúlio Vargas e Nilo Peçanha.
Comentários