Marco Nalesso e A Fundação são destaques em documentário e show no SescTV


 

Inéditos, os programas com o guitarrista e sua banda vão ao ar no dia 09/10, domingo, a partir das 21h


Marco Nalesso. Foto: Piu Dip.

 

O SescTV apresenta dois programas com o guitarrista Marco Nalesso e sua banda A Fundação: um documentário da série Passagem de Som, que aborda a mistura sonoridades do grupo e o processo de criação do seu último álbum,Seuva (2015); e um show da série Instrumental Sesc Brasil, que traz composições do CD acima, unindo o free jazz à música brasileira. Inéditas, as atrações serão exibidas no dia 09/10, domingo, a partir das 21h (assista também em sesctv.org.br/avivo), com direção geral de Max Alvim.

 

Criado em Santo André, região do ABC paulista, o grupo Marco Nalesso e A Fundação faz parte da Casa Marte, um coletivo que reúne diferentes formas de manifestações artísticas, como música, performances, fotografias e poesia. Nalesso conta que A Fundação surgiu a partir da ideia do percussionista Yuri Braga e da admiração que eles têm pela trilogia de ficção científica de mesmo nome, do escritor russo, naturalizado norte-americano, Isaac Asimov. A obra conta a história da humanidade, em um futuro distante, onde o destino dos homens é influenciado por uma instituição chamada Fundação Enciclopédica, como se a vida de todos estivesse enraizada a ela. Nalesso diz que fizeram o mesmo com A Fundação. "A gente quis fincar as raízes no chão e levantar do zero, com a nossa criação, tudo que a gente vem trabalhando de ideia", esclarece.

 

Nos primeiros álbuns - Fogo no Céu (2006), Memorial (2008) e Três Vezes Grande (2012) - o grupo experimentou a world music. A decisão em buscar outros caminhos veio com a gravação do CD Seuva, uma trilogia de trilhas sonoras que ainda terá Dezerto e Organysmo. De acordo com o percussionista Yuri Braga, atualmente o grupo mescla free jazz e afro com sonoridades do Oriente e punk.

 

Na capital paulista, o Passagem de Som visita a casa na qual o grupo se reúne para falar sobre trabalho e outros assuntos, e vai até Boiçucanga, praia do litoral norte de São Paulo, onde os músicos comentam sobre o conceito do álbumSeuva. "A ideia do disco basicamente é contar a história de um ser, de uma pessoa que entra em contato com a selva e passa por ela para se encontrar do outro lado", explica Braga. Segundo o percussionista, eles levaram para o álbum todas as sensações que sentiram ao fazerem a travessia em meio à natureza.

 

O documentário também acompanha o ensaio do show de Marco Nalesso e A Fundação para a série Instrumental Sesc Brasil, que o canal exibe na sequência. Tocando repertório autoral do álbum Seuva, o grupo traz Marco Nalesso, na guitarra; Luis Felipe Lucena, no baixo e percussão; Bio Bonato, no sax e flauta; Nobru CZ, no sintetizador e percussão; Rafael Cab, na bateria, percussão e sax; Yuri Braga e André Belizario, nas percussões. Como convidados, eles recebem Maurício Takara, no trompete e cavaquinho; Mabu Reis, no trobone; e Guilherme Valério, na guitarra e calimba.

 

Sobre o SescTV:

 

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

 

SERVIÇO:

 

Passagem de Som / Instrumental Sesc Brasil

 

Marco Nalesso e A Fundação

Estreia: 09/10domingo, a partir das 21h

Reapresentações: 10/10, segunda, às 16h30; 11/10, terça, às 9h30; e 13/10, quinta, às 13h.

Classificação indicativa: Livre

Produção: Canal Independente

Direção Geral: Max Alvim

Sent with SndLatr for Gmail

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado