NOVA TEMPORADA DE “AUTÓPSIA DE FAMOSOS” ESCLARECE CIRCUNSTÂNCIAS DA MORTE DE AMY WINEHOUSE
Série de documentários recorre a medicina forense para resolver mistérios e eliminar teorias controversas sobre mortes de famosos | ||
Joan Rivers A partir de segunda-feira, 5 de dezembro, às 22h20, o Discovery desvenda os procedimentos da medicina legal com a nova temporada de AUTÓPSIAS DE FAMOSOS (Autopsy: The Last Hours). A atração parte de casos emblemáticos envolvendo personalidades, mortes trágicas que comoveram o mundo, para elucidar as circunstâncias que levaram astros como Amy Winehouse e Heath Ledger a óbito. O médico legista Jason Payne-James é o anfitrião da nova safra da série. Ele dedica sua carreira à medicina forense há mais de duas décadas e trabalhou para a solução de dezenas de casos que chegaram aos tribunais da Inglaterra e dos Estados Unidos. Cada um dos episódios tem uma hora de duração e acompanha o médico na análise da morte de uma personalidade. Ao unir evidências colhidas durante as investigações, laudos oficiais de necrópsias e depoimentos de amigos e familiares, a série mostra que a ciência tem mais a dizer além das informações publicadas em obituários ou das especulações. Reconstituições e imagens de arquivos esclarecem os contextos em que ocorreram as mortes e levantam questões relevantes: Heath Ledger pode ter ingerido acidentalmente uma dose letal de medicamentos depois de uma gripe forte e possível pneumonia? A alimentação e o passado de transtornos alimentares de Amy Winehouse teriam influenciado em sua recaída fatal? Gráficos computadorizados ilustram o funcionamento do corpo humano, os órgãos e processos fisiológicos – e como uma disfunção nesses mecanismos orgânicos pode ser o fim. AUTÓPSIAS DE FAMOSOS combina dados científicos a informações sobre a vida pessoal de celebridades para desvendar a verdade sobre seus últimos dias, bem como as circunstâncias que as levaram à morte. A seguir, as descrições dos três primeiros episódios. Episódio 1 Estreia: terça-feira, 5 de dezembro, às 22h20 23 de julho de 2011: a morte precoce de Amy Winehouse choca o mundo. Intoxicação por ingestão de álcool foi a causa relatada no laudo. Embora tivesse histórico de abuso de drogas, Amy estava em fase de recuperação, conforme explicam os parceiros profissionais e amigos da cantora – entre as fontes do documentário está Troy Miller, baterista de Amy entre os anos de 2007 e 2011. Payne-James descobre que Amy tomava o medicamento Librium para o tratamento de alcoolismo. O que, então, poderia estar por trás de uma recaída fatal? A psicóloga Anjula Mutanda esclarece pontos importantes sobre a bulimia e Payne-James usa gráficos para mostrar os efeitos nocivos de longo prazo causados pelo transtorno alimentar.
Episódio 2 Estreia: terça-feira, 12 de dezembro, às 22h20 Era 22 de janeiro de 2008 quando o corpo do talentoso ator Heath Ledger foi encontrado em seu apartamento em Nova York. Os laudos oficiais apontaram a overdose de medicamentos como causa da morte. Ledger estava no auge da carreira, porém vivia um momento conturbado: acabara de atuar uma versão especialmente sombria de Coringa, em um filme da sequência "Batman", e trabalhava muito para "O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus". Diante dos relatos de amigos e colegas de trabalho como Gerry Grenell, Anni Murtagh-Monks e o diretor Shekhar Kapur, Payne-James descobre que o ator tivera uma gripe muito forte, que poderia ocasionar infecção pulmonar.
Episódio 3 Estreia: terça-feira, 19 de dezembro, às 22h20 Joan Rivers foi uma lenda da comédia americana. Dedicou ao riso as décadas de carreira, em um gênero de entretenimento tradicionalmente dominado por homens. Em 4 de setembro de 2014, Joan estava internada para um simples procedimento na garganta, com risco mínimo. Mas não sairia com vida do hospital. Com a ajuda de depoimentos de fontes como Jay Redack, o amigo próximo e parceiro profissional, Payne-James tenta descobrir o que poderia ocasionar a parada cardíaca e a falta de oxigênio no cérebro durante um procedimento como esse.
SERVIÇO AUTÓPSIAS DE FAMOSOS (Autopsy: The Last Hours) Estreia: segunda-feira, 5 de dezembro, às 22h20 Classificação indicativa: 16 anos |
Comentários