Produzida por GRIFA FILMES e Battaglia Filmes, nova temporada de Cantoras do Brasil estreia dia 29 no Canal Brasil, com Marina de La Riva
Quinta temporada da série homenageia a obra dos compositores
Sidney Miller, Sergio Sampaio, Torquato Neto e Wally Salomão
Marina de La Riva abre a quinta temporada de Cantoras do Brasil, que estreia na terça-feira, dia 29, às 20h45, no Canal Brasil. Os treze programas destacam cantoras da nova geração musical brasileira que dão seus tons às letras fortes deSidney Miller, Sérgio Sampaio, Torquato Neto e Wally Salomão.
Cantoras do Brasil, uma produção da GRIFA FILMES e Battaglia Filmes, tem direção de Jacob Solitrenick. A seleção de conteúdo é feita por Mariana Rolim, Mercedes Tristão e Simone Esmanhotto, também as idealizadoras do projeto. A produção executiva é de Fernando Dias, Mauricio Dias e Tatiana Battaglia.
Novo cenário musical feminino
Para esta nova temporada foram escolhidas cantoras que continuam despontando no cenário musical do país para dar uma roupagem feminina à obra dos homenageados. O segundo episódio traz a jovem cantora mineira Sara Não Tem Nome. Com um trabalho que transita entre a música e as artes visuais, Sara Não Tem Nome homenageia Sérgio Sampaio e Torquato Neto. As músicas que o poeta baiano Waly Salomão fez em parceria com Jards Macalé também serão destaque na programação com a interpretação da carioca radicada em São Paulo, Barbara Ohana e da gaúcha Duda Brack, indicada para o Prêmio Quem na categoria Melhor Cantora de 2015.
A lista de convidadas segue com outros destaques da nova safra, como a paraense Aíla, que sempre dá um tom político às suas músicas dançantes; a curitibana Estrela Leminski, que herdou a poesia dos pais, Paulo Leminski e Alice Ruiz; e a paulistana Laura Lavieri, também conhecida por ser a voz cristalina dos vocais do trabalho do cantor e compositor Marcelo Jeneci.
O elenco de cantoras continua com Laya Layá, nascida na França e criada em Fortaleza; Luedji Luna, baiana de Salvador cujo trabalho traz fortes influências do Jazz e da MPB, a cantora e atriz pernambucana, Isadora Melo; a compositora, cantora e violonista nascida em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, Camila Garáfolo; e a solista de Arrigo Barnabé, Livia Nestrovski, que é filha do violinista brasileiro Arthur Nestrovski. Cantoras do Brasil traz ainda uma dupla formada especialmente para a programação: Anna Trea, multiartista de São Bernardo, região do ABC Paulista, e Josi Lopes, cantora e atriz de Belo Horizonte.
Marina de La Riva abre a temporada cantando Sidney Miller
A cantora carioca Marina de La Riva abre a série e no primeiro episódio que percorre a obra de Sidney Miller. Nascido no bairro carioca de Santa Teresa em 1945, Miller estudou Sociologia e se aventurou na literatura antes de se tornar músico profissional. Ficou nacionalmente conhecido ao participar do III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, em 1967, quando ganhou o prêmio de melhor letra com "A Estrada e o Violeiro", interpretada em dupla com Nara Leão. Em sua curta carreira deixou três discos bem avaliados pela crítica: Sidney Miller (1967), Brasil, do guarani ao guaraná (1968) e Línguas de Fogo (1974). Morreu aos 35 anos.
Marina de La Riva gosta de mesclar elementos da música cubana e brasileira às suas canções. A escolha dos estilos não é apenas musical: filha de pai cubano e mãe mineira, Marina bebe das duas fontes para dar uma característica bem pessoal às suas performances. No Cantoras do Brasil, ela interpreta "É Isso Aí" e "Nós, os Foliões".
Comentários