Oi e Oi Futuro abrem inscrições para Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2017/2018
• Edital público busca projetos em todo o Brasil e também para a programação dos centros culturais Oi Futuro;
• 14ª edição do programa inova ao flexibilizar modelo de edital, sem separação de categorias, valorizando convergência e cocriação;
• Produtores culturais podem se inscrever até 10 de fevereiro no site www.oifuturo.org.br
São Paulo, 10 de janeiro de 2017 - A Oi anuncia nesta terça-feira, 10 de janeiro, a abertura da 14 ª edição do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de fevereiro, às 17h (horário de Brasília), através do site do Oi Futuro (www.oifuturo.org.br). O programa destina recursos para financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis estaduais de incentivo à cultura seguindo duas linhas de seleção: uma para iniciativas de todo o país e outra voltada para a programação dos centros culturais do Oi Futuro no Rio de Janeiro.
O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados investe e apoia projetos de diversas naturezas que já atraíram mais de 6 milhões de pessoas de todo o país, desde 2003. Nos 11 anos de atuação, o Oi Futuro se tornou o espaço onde as muitas formas de arte convergem e as tecnologias do nosso tempo são um campo infinito para experimentação e para a investigação artística.
Este ano, o Oi Futuro inova ao flexibilizar a forma de inscrição e de seleção de projetos. Nesse modelo de apresentação de propostas, não há divisão por categorias ou compartimentações entre as áreas culturais, valorizando a convergência de linguagens, a cocriação e a conexão entre pessoas e ideias. A mudança tem como objetivo estabelecer uma rede efetiva com os realizadores, para a promoção de trocas artísticas e de visões estéticas, abrindo espaço para novos modelos de produção.
"Com este edital, a Oi reafirma seu compromisso com a cultura brasileira e com a inovação, pois estamos sempre atrás de novas ideias, de propostas que nos surpreendam", diz Roberto Guimarães, gestor de Cultura do Oi Futuro. "Valorizamos as ideias coletivas e individuais, buscamos a aproximação entre as pessoas e o estímulo ao compartilhamento de olhares, conhecimentos e vivências. Sonhamos com novos públicos, com todos os públicos", completa.
Através do programa, a Oi quer fomentar a produção artística inovadora, especialmente no campo da convergência entre arte, ciência e tecnologia, potencializando conexões e experiências que impulsionem novas ideias e experiências coletivas singulares; promover oportunidades de cocriação, gerando interações que se caracterizem na participação ativa do público; estimular a circulação da produção cultural brasileira por meio do fomento à geração de conteúdo digital multiplataforma, além de trabalhar acessibilidades para a ampliação de um público diverso e irrestrito.
A escolha dos projetos conta com a participação de uma comissão de seleção independente, composta por especialistas de distintos campos do conhecimento e de origem regional diversa, e envolve também a participação de profissionais do Oi Futuro e da Oi. O resultado será divulgado no site do Oi Futuro, em data a ser definida.
Comentários