Desenhos animados criados por crianças estreiam na TV
O programa 'De Criança para Criança' apresenta, a partir deste sábado, no canal infantil ZooMoo, 24 episódios totalmente desenvolvidos por crianças, desde os traços até a narração das histórias
Visando desenvolver uma atividade lúdica para crianças a fim de incentivar a criatividade, oralidade, leitura e interação social, surgiu o programa De Criança para Criança, que transforma desenhos e histórias criados por crianças em animações 2D. A iniciativa começou no ano passado e tem sido um verdadeiro sucesso, tanto que neste ano os idealizadores do programa terão produzido mais de 300 episódios através da plataforma Criando Juntos. Agora, o programa, que já fazia sucesso nas redes sociais, chega às telas da TV e vai exibir 24 vídeo-histórias que foram selecionadas para estrear no canal infantil ZooMoo a partir deste sábado, dia 1 de julho.
Criado pelos sócios Vitor Azambuja, Gilberto Barroso e Gian Carlo Rocchiccioli, o De Criança para Criança tem como objetivo trabalhar as funções cognitivas das crianças, além de estimular a experiência colaborativa, com a criação de histórias que vêm de sonhos, experiências vividas, e desejos de crianças de diferentes lugares do mundo. Isso tudo é feito com o auxílio da tecnologia, através da plataforma 'Criando Juntos', pela qual os pequenos enviam suas histórias, desenhos e locuções, que são transformados em animações 2D que variam de um a três minutos de duração e envolvem o trabalho de diretores de arte, produtores musicais e animadores.
A programação no ZooMoo (Canal 103 da Sky) vai ao ar às 10h e às 19h30 e, a cada novo episódio, será transmitida uma história criada pelas próprias crianças, reforçando importantes valores, como a amizade e diversidade. Alguns dos episódios previstos são 'O príncipe e a vassoura', 'O amigo imaginário', 'O monstro debaixo da cama', 'O lápis e o papel', entre muitos outros.
"Pela primeira vez, e através de um diálogo lúdico universal, crianças podem ver seus desenhos ganharem vida na tela – exatamente como foram criados", comenta Gilberto Barroso.
O projeto De Criança para Criança também visa ser um agente de transformação através das várias manifestações criativas focadas nas crianças, explorando ao máximo o livre pensar. "A proposta inclui ainda um movimento de preservação do desenho livre, da imaginação e da criatividade, tudo isso interagindo com as novas tecnologias presentes nos dias de hoje", explica Vitor Azambuja.
Com a expansão do negócio, neste ano o projeto foi implementado na grade intracurricular de 20 escolas do estado de São Paulo, impactando mais de 10 mil alunos, de 6 a 12 anos de idade. Até o segundo semestre, o projeto chegará a 25 colégios. "O De Criança Para Criança pode ser definido como um processo criativo, que começa com uma conversa aberta e franca entre professores e alunos no desenvolvimento das histórias e dos desenhos, uma troca, em que o resultado é muito mais do que uma bela animação", finaliza Gian Carlo Rocchiccioli.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br
Comentários