Presidente da Anatel participa do esforço para digitalizar Pernambuco para a TV aberta


O presidente do Gired (Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) e da Anatel, Juarez Quadros, destacou nesta sexta-feira, 30 de junho, durante entrevista coletiva em Recife, o trabalho de planejamento e engenharia necessário para a liberação da faixa de 700 Mhz para a banda larga móvel. O desligamento do sinal analógico da TV aberta na capital pernambucana e em 13 cidades vizinhas está marcado para as 23h59 do dia 26 de julho.  Segundo ele, de acordo com portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, é necessário que 90% dos domicílios contem com o sinal digital para que ocorra o desligamento da TV analógica.

Juarez Quadros visitou o posto do "Programa de Distribuição de Kits", no Bairro do Pina em Recife,  onde fez a entrega da unidade número 400 mil. O Kit foi levado pela dona de casa Luciária de Assis Batista, 55 anos, moradora do Bairro do Cordeiro. Ela explicou que o cunhado vai ajuda-la na instalação. As famílias cadastradas nos programas sociais do governo federal  têm direito a receber gratuitamente o kit (set-up-box), composto por antena, conversor e controle remoto. O presidente da Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV, Antônio Carlos Martelleto, conhecida como Seja Digital, também participou da visita.

No total deverão ser distribuídos 600 mil kits, na capital pernambucana e nos 13 municípios vizinhos. Na Região, 44% dos domicílios possuem ainda TV de tubo e, portanto, apenas sintonizam o sinal analógico. A Seja Digital informou que os kits continuarão a ser distribuídos por até 45 dias após o término do sinal analógico.

O posto do Pina entrega uma média de cinco mil kits dia,  os beneficiários também participam de uma aula onde aprendem a realizar corretamente a instalação dos equipamentos. Mesmo assim, muitos preferem o auxílio de conhecidos. A dona de casa Joana Darc, 35 anos, que também retirou a sua unidade, disse que terá o auxílio de um vizinho. Ela soube do seu direito ao kit por reportagens da imprensa.

Prefeituras

O sistema analógico será desligado em julho em Recife; Jaboatão dos Guararapes; Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Moreno, Olinda, Paulista, e São Lourenço da Mata.

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, se reuniu também, nesta sexta-feira, com o prefeito de Recife, Geraldo Júlio, e, na quinta-feira passada, com o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, as conversas foram sobre o apoio das prefeituras ao processo de desligamento da TV Analógica.

Durante entrevista à imprensa, depois de se reunir com o prefeito de Recife, Quadros destacou os benefícios do desligamento da TV analógica por aumentar a qualidade da TV e também da comunicação dos telefones móveis. "São duas vantagens tecnológicas para o benefício da sociedade", disse.

Na manhã desta sexta-feira, o presidente da Anatel visitou o Hospital do Câncer de Pernambuco e acompanhou a doação de televisores aos pacientes realizada pela Seja Digital. O Hospital do Câncer atende 55% dos pacientes oncológicos do Estado e realiza 1200 procedimentos diários, entre cirurgias, consultas médicas, atendimentos multiprofissionais e sessões de quimioterapia e radioterapia. 

Cronograma desligamento

O desligamento da TV analógica em Fortaleza (CE); Salvador  (BA); Juazeiro do Norte (CE) e Sobral  (CE) está marcado para 27 de setembro deste ano. A previsão de desligamento do sistema no Rio de Janeiro (RJ) e em Vitória (ES) é em 25 de outubro. Em Belo Horizonte (MG) e na região metropolitana, deverá ser feito em 8 de novembro. E em várias cidades do interior de São Paulo - Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e Vale do Paraíba - deverá acontecer no dia 29 de novembro.

--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado