DESTAQUES INÉDITOS DA PROGRAMAÇÃO DO SESCTV - AGOSTO/2017
DOCUMENTÁRIO
Gilberto Mendes e a Música Nova
A produção homenageia o compositor e maestro Gilberto Mendes, criador do Festival Música Nova. Depoimentos de representantes da música instrumental contemporânea e peças relevantes recuperam sua importância na cena. O documentário estreará no Festival Latino-americano 2017 em 27/07, às 19h.
Direção: Marcelo Machado
5/8, sábado às 22h
Duração: 20'
Classificação indicativa: Livre
DIFERENTE COMO TODO MUNDO
A série é uma seleção de 20 curtas-metragens, com durações entre 9 e 25 minutos, que participaram do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo em diferentes épocas, cujas narrativas abordam personagens portadores de deficiências físicas, com problemas de mobilidade, questões mentais, psiquiátricas e de memória, além de anões.
Curadoria: Zita Carvalhosa
Aloha
A produção conta com depoimentos e imagens de surfistas adaptados, que falam não apenas sobre dificuldades, mas também sobre tecnologia, superação e paixão pelas ondas.
Direção: Nildo Ferreira e Paula Luana Maia
3/8, quinta às 21h
Duração: 15'
Classificação indicativa: Livre
Dona Cristina Perdeu A Memória
O curta traz Antônio, de oito anos, que descobre que sua vizinha, Dona Cristina, de 80 anos, conta histórias diferentes sobre sua vida.
Direção: Ana Luiza Azevedo
3/8, quinta às 21h15
Duração: 13'
Classificação indicativa: Livre
49,82''
49,82'' é o recorde mundial do velocista cego Daniel Mendes. Além da emocionante vitória no esporte, o filme mostra o relacionamento do casal Daniel e Tânia, como lidam com suas diferenças, com a convivência diária, com a rotina da casa, o ciúmes, a sinceridade e o companheirismo.
Direção: Alex Nicolau, Renata Battistoni e Bianca Lee
10/8, quinta às 21h
Duração: 14'
Classificação indicativa: Livre
Curta Memória
O filme autobiográfico, mescla imagens familiares de diferentes épocas e paisagens como dispositivo para construir a metáfora da memória e do esquecimento. O diretor homenageia a avó portadora de Alzheimer.
Direção: Arthur B. Senra
10/8, quinta às 21h15
Duração: 9'
Classificação indicativa: Livre
Dueto
A produção fala sobre a memória familiar, os pequenos gestos e as emoções na vida cotidiana. A história de Ruth e seu irmão Jorge, que vivem num retiro para idosos.
Direção: Bruno Autran
17/8, quinta às 21h
Duração: 13'
Classificação indicativa: Livre
Herói
O curta traz a história de uma empregada doméstica que cuida de um rapaz com capacidade mental reduzida, enquanto os pais estão fora de casa.
Direção: Pedro Figueiredo e João Pedone
17/8, quinta às 21h15
Duração: 14'
Classificação indicativa: 14 Anos
A Valsa do Pódio
O documentário retrata a trajetória vitoriosa da atleta velocista cega Terezinha Guilhermina, que conquistou, ao lado de seu guia Guilherme Santana, duas medalhas de ouro para o Brasil, nas provas de 100m e 200m rasos, nos Jogos Paraolímpicos de Londres em 2012.
Direção: Bruno Carneiro e Daniel Hanai
24/8, quinta às 21h
Duração: 25'
Classificação indicativa: Livre
O Branco
O premiado curta-metragem mostra o cotidiano de Fred, um adolescente cego, que prefere a cor branca e se aventura sozinho pela cidade para viver o que é simbólico.
Direção: Liliana Sulzbach e Ângela Pires
31/8, quinta às 21h
Duração: 20'
Classificação indicativa: Livre
MÚSICA
Espetáculos gravados nas unidades do Sesc em São Paulo.
Música Atemporânea
O programa exibe o concerto de despedida do grupo Ensemble Música Nova, gravado no Sesc Santos em 2017, sob a regência do maestro norte-americano Jack Fortner. O repertório homenageia o compositor, maestro e professor Gilberto Mendes e o Festival Música Nova.
Direção: Marcelo Machado
5/8, sábado às 23h
Classificação indicativa: Livre
Robert Glasper Experiment
Show do pianista de jazz norte-americano Robert Glasper, vencedor do Grammy 2012 e 2015, gravado no Festival Jazz na Fábrica 2016, no Sesc Pompeia. O repertório traz hip-hop, soul e R&B dos álbuns Black Rio e Covered.
Direção para TV: Daniel Pereira
16/8, quarta às 22h
Classificação indicativa: Livre
Trio Appassionata
Concerto do trio formado pelo pianista brasileiro Ronaldo Rolim, pela violonista norte-americana Lydia Chernicoff, e pela violoncelista espanhola Andrea Casarrubios. O espetáculo foi gravado no Sesc Santana, na capital paulista, em 2016, como parte do Festival SESC de Música de Câmara.
Direção para TV: Daniela Cucchiarelli
30/8, quarta, às 22h
Classificação Indicativa: Livre
PASSAGEM DE SOM / INSTRUMENTAL SESC BRASIL
Making of em linguagem documental com músicos que participam de show da série Instrumental Sesc Brasil, revelando seu processo criativo, a escolha de repertório, parcerias e formações de bandas. Na sequência, exibição de espetáculo musical gravado no Sesc Consolação, na capital paulista.
Direção geral: Max Alvim. Domingos, a partir das 21h.
Skrotes
No Passagem de Som, o grupo fala sobre sua formação em Florianópolis, o repertório de seus dois discos produzidos e o convite do MIS para compor e musicar a obra Nosferatu, clássico do cinema de terror de 1922.
No Instrumental Sesc Brasil, Skrotes apresenta criações próprias, gravadas no disco Tropical Mojo.
6/8, domingo, a partir das 21h
Classificação Indicativa: Livre
Grupo Um
No Passagem de Som, a banda conta sobre sua formação na década de 1970, suas criações musicais e a gravação independente do disco Marcha sobre a Cidade, de 1979. O grupo foi o primeiro a romper com a indústria fonográfica na época.
No Instrumental Sesc Brasil, o Grupo Um apresenta ritmos brasileiros e música experimental contemporânea.
13/8, domingo, a partir das 21h
Classificação Indicativa: Livre
Zamba
No Passagem de Som, a banda revela os bastidores do show no Instrumental Sesc Brasil, mostra a visita dos músicos e do cineasta Luan Cardoso ao Cine Belas Artes, na capital paulista, e acompanha o encontro com o percussionista cubano Gabo Vega.
No Instrumental Sesc Brasil, a banda apresenta o show gravado no Teatro Anchieta em 2017. No repertório, sonoridades africanas e latino-americanas, como groove, batuque, jazz e zamba.
20/8, domingo, a partir das 21h
Classificação Indicativa: Livre
Ruído MM
No Passagem de Som, a banda curitibana mostra os bastidores do show no Instrumental Sesc Brasil. Os músicos visitam a exposição Escape, do artista plástico Alexandre Cruz, e encontram os empresários do selo virtual Sinewave, no Teatro Centro da Terra. No Instrumental Sesc Brasil, Ruído MM apresenta seu repertório de rock experimental e músicas do álbum Rasura, reconhecido como um dos melhores em 2014. O Show foi gravado no Teatro Anchieta em 2017.
27/8, domingo, a partir das 21h
Classificação Indicativa: Livre
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br
Comentários