Globo ocupa Casa da Cultura de Paraty durante a Flip
Programação gratuita terá debates sobre estilos literários, gênero e produção em novas plataformas, além de exibição de filmes e show. Fernanda Torres, Maria Camargo e Jorge Furtado participam de conversa sobre adaptações
A Globo vai ocupar a Casa da Cultura de Paraty durante a 15ª Festa Literária Internacional de Paraty – Flip, que acontece de 26 a 30 de julho. Pela primeira vez, a emissora promoverá dois dias de programação no espaço, entre sessões comentadas de minidocumentários, mesas de discussão sobre gênero, produção literária em diferentes estilos, música e novas plataformas de publicação, além de pocket show.
Com o objetivo de apresentar novos nomes da literatura ao público, será realizada a 4ª edição do ciclo Páginas Anônimas – A literatura que o Brasil faz e você desconhece. Jovens autores e produtores independentes participarão de conversas sobre prosa, poesia e música.
Com mediação de Antônio Prata, 'Páginas Anônimas – Prosa' reúne Paloma Amorim, Evanilton Gonçalves e Geovani Martins para debater influências e inspirações em suas produções. A mesa sobre poesia reúne os poetas Caio Camacho, Maria Isabel Iorio e João Pedro Fagerlande para falar sobre suas diferentes experiências com o gênero. A mediação será de Bianca Ramoneda. Pela primeira vez, o projeto 'Páginas Anônimas' vai incluir a música na pauta, convidando artistas que vem chamando atenção dentro da cena independente com suas letras fortes e performances marcantes. Rodrigo Fonseca apresenta o papo entre Blackyva, Ana Frango Elétrico e Matheus Torreão. Eles participarão de um pocket show após a mesa.
Além de abrir espaço a novos autores, a programação da Globo na Casa da Cultura vai propor discussões sobre outros dois temas: gênero e a escrita em novas plataformas digitais. A mesa 'Corpo: Artigo Indefinido' – desdobramento de uma plataforma de reflexão sobre gênero, que incluiu o lançamento de um caderno e um fórum, realizado pela emissora em junho – reunirá Gabriela Moura, do coletivo feminista Não Me Khalo, a pesquisadora Jaqueline Gomes de Jesus e a crítica literária Beatriz Resende para falar sobre feminismo, população LGBTQIA e desconstrução do machismo. E em 'Literatura em Todas as Plataformas', Cássio Aguiar, fundador da TRENDR no Medium; Chris Salles, autora de sucesso no Wattpad; e Anderson França, escritor e empreendedor social, para falar sobre a expansão da leitura em novos meios e o envolvimento com o público jovem.
Numa parceria com Amazon.com.br e Companhia das Letras, a Globo lança o e-Book de 'O homem que sabia javanês', de Lima Barreto – autor homenageado da Flip este ano – dentro do projeto 'Assista a Esse Livro'. A iniciativa, que possibilita uma forma inovadora de ler e-Books, oferecerá ao leitor cenas conectadas da adaptação de Guel Arraes, Jorge Furtado e João Falcão produzida pela emissora em 1994, com Marco Nanini no elenco. O lançamento será acompanhado de debate sobre adaptação literária com os roteiristas Maria Camargo e Jorge Furtado e a atriz e escritora Fernanda Torres e mediação de Edney Silvestre. O público presente ganhará senhas para baixar o e-Book gratuitamente.
Nos dois dias de atividades haverá, ainda, sessões comentadas de seis minidocumentários produzidos por jovens de Paraty como resultado das oficinas realizadas pela Globo na cidade em junho. A iniciativa, uma parceria com a Casa Azul e o Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias, retratou personagens locais, como forma de valorização do território e da cultura local por meio do audiovisual. Entre as histórias contadas está a do seu Américo, que decidiu cuidar por conta própria da conservação da Estrada Real para preservar a memória cultural da região.
A cobertura da programação da Globo na Flip será feita pelas mídias sociais da Globo e no sitehttp://redeglobo.globo.com/
Serviço:
Local: Casa da Cultura
Endereço: Rua Dona Geralda, 157 - Centro Histórico, Paraty
Horário: 10h às 20h
Entrada gratuita, com senhas distribuídas no local.
Dia 28/07 (sexta-feira)
10h às 11h – Sessão de Cinema: Minidocs Paratyé
Vinte e um jovens participaram de uma oficina de minidocumentários em Paraty, em junho, e tiveram como desafio realizar seis vídeos, contando histórias de personagens locais. Os minidocs serão exibidos em duas sessões de cinema comentadas.
11h15 às 13h – Mesa Páginas Anônimas: a literatura que o Brasil faz e você desconhece | Prosa
Paloma Amorim, Evanilton Gonçalves e Geovani Martins debatem influências e inspirações com mediação de Antônio Prata.
15h às 16h45 – Mesa 'Literatura em Todas as Plataformas'
Encontro entre escritores que estão fazendo sucesso ao escrever em novas mídias e novos formatos. Participam Cássio Aguiar, Chris Salles e Anderson França, com mediação de Cauê Fabiano.
17h às 18h45 – Mesa Páginas Anônimas: a literatura que o Brasil faz e você desconhece | Música
Artistas que vem chamando atenção no cenário da música independente, Blackyva, Ana Frango Elétrico e Matheus Torreão falam sobre suas letras fortes e performances no palco. Às 19h eles fazem pocket show.
29 de julho (sábado)
10h às 11h45 – Mesa Páginas Anônimas: a literatura que o Brasil faz e você desconhece | Poesia
Bianca Ramoneda comanda a conversa sobre poesia com os escritores Caio Camacho, Maria Isabel Iorio e João Pedro Fagerlande.
12h às 13h45 – Lançamento Assista a Esse Livro: 'O homem que sabia javanês'
Maria Camargo, Jorge Furtado e Fernanda Torres falam sobre adaptações literárias no lançamento do e-Book do conto 'O homem que sabia javanês', de Lima Barreto, parte do projeto 'Assista a Esse Livro'. Mediação de Edney Silvestre.
15h às 16h – Sessão de Cinema: Minidocs Paratyé
Segunda sessão de cinema com exibição dos minidocumentários produzidos por jovens de Paraty.
16h15 às 18h – Mesa 'Corpo: Artigo Indefinido'
Roda de conversa com Gabriela Moura, Jaqueline Gomes de Jesus e Beatriz Resende sobre questões de gênero e literatura.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br
Comentários