Desalma, série original Globoplay, já está disponível na plataforma

 

 

Ні! я жива! Я буду вічно жити! Я в серці маю те, що не вмирає

Não! Eu estou viva! Eu viveria para sempre! Eu tenho algo que nunca morreria no meu coração. (Canção da Floresta, de Lesya Ukrainka)

 

Até que ponto se pode negar a morte? Na pequena Brígida, cidade fictícia do interior do Sul do país, fenômenos sobrenaturais assombram a população ao longo de décadas, enquanto rituais de bruxaria prometem trazer de volta ao mundo dos vivos almas de pessoas que já se foram. É neste universo que se passa 'Desalma', drama sobrenatural original Globoplay que já está disponível na plataforma.

 

Uma cidade, duas épocas. Nos anos 80, a população de Brígida se reúne para comemorar a Ivana Kupala, considerada a noite mais escura do ano. Mas a jovem Halyna (Anna Melo), filha da feiticeira Haia (Cassia Kis), some em meio à floresta e seu corpo aparece dias depois. Com a cidade traumatizada pela tragédia, a celebração é banida do calendário festivo do município.

 

Apaixonado por Halyna, Aleksey Skavronski (Nicolas Vargas) não se conformava com o amor que a jovem sentia por Roman (Eduardo Borelli/Nikolas Antunes). Roman é charmoso, desejado por muitas meninas da escola. Mas Halyna era a única moça com quem ele se relacionava, além dos amigos de escola Bóris (Lucas Soares/Ismael Caneppele) e Ivan Burko (Giovanni Gallo/ Bruce Gomlevsky), Natasha (Bela Leindecker) e Anele (Giovanna Figueiredo/Isabel Teixeira).

 

O romance entre o casal não durou muito, acendendo em Aleksey uma chama de esperança. Com o coração partido, Halyna não tinha olhos para mais ninguém e as investidas de Aleskey se tornaram cada vez mais invasivas e perturbadoras, inclusive no dia de sua morte.

 

Com o assassinato de Halyna, os amigos se dividem. Roman decide deixar a cidade, Ivan e Anele se casam e a vida de Ignes (Valetina Ghiorzi/Claudia Abreu) passa por uma forte transformação. Além de perder a amiga de forma trágica, seu irmão Aleksey é acusado e preso pelo crime. Cumpre pena por alguns anos até conseguir a liberdade condicional, mas morre dias depois de sair da prisão.

 

Deprimida, Ignes se casa com Bóris e com ele tem Anatoli (João Pedro Azevedo). É no filho que Ignes deposita todo o seu amor. Pelo menino, ela é capaz de tudo.

 

Trinta anos depois

 

Trinta anos se passam desde a morte de Halyna. Os moradores decidem, então, que está na hora de devolver a alegria à cidade e deixar para trás os traumas do passado. Haia comemora o fim do ciclo de 365 luas cheias que iluminaram o céu nebuloso desde a morte de sua filha e, finalmente, coloca em prática um feitiço há muito tempo esperado por ela.

 

O inverno está próximo e o vento frio já sopra entre as árvores da enorme floresta de pinhos. A quilômetros de Brígida, o corpo de um homem aparece às margens de uma cachoeira. É Roman Skavronski (Eduardo Borelli/Nikolas Antunes). Ele havia deixado a cidade pouco tempo depois da tragédia, há 30 anos. A morte repentina do marido transforma a vida de Giovana (Maria Ribeiro) e ela decide se mudar de São Paulo para Brígida com as duas filhas do casal, Melissa (Camila Botelho) e Emily (Juliah Mello).

 

Na antiga casa azul feita de madeira, Ignes (Claudia Abreu), prima de Roman, deixa tudo arrumado para a chegada das novas moradoras. Giovana traz certa leveza para a vida de Ignes e as duas se tornam cúmplices. Mas dois meses após a morte de Roman, acontecimentos enigmáticos passam a assustar a população, principalmente as duas amigas. Enquanto Ivan (Giovanni Gallo/Bruce Gomlevsky) tenta decifrar o sumiço de porcos de seu matadouro, o pequeno Anatoli começa a apresentar um comportamento fora do comum.

 

Em momentos de transe, o menino passa a sentir a presença de Roman. Até o dócil Veludo, seu cavalo de estimação, deixa de reconhecer Anatoli e se torna arisco em sua presença. Com a mesma idade que ele, Emily, ainda sem entender muito bem a morte do pai, também parece ser assombrada, e começa a ser atraída para a densa e enorme floresta que contorna Brígida.

 

Nebulosa, sombria e fria, a floresta de árvores altas é o ponto de encontro principal dos jovens da cidade. Já era assim nos anos 80. Não à toa, foi nela onde Halyna desapareceu. E é lá onde a tão aguardada Ivana Kupala está prestes a acontecer 30 anos depois.

 

Conhecida por suas lendas, a mitologia eslava sempre esteve presente na comunidade, que mantém vivas a tradição e cultura da Ucrânia. Diante da natureza esplêndida da floresta de pinhos, as histórias de deuses, bruxas e espíritos dos antepassados fazem parte dos encontros ao redor da fogueira há décadas.

 

Melissa, filha mais velha de Giovana e Roman, é cética e não acredita nas histórias. Aos poucos, ela descobre o passado revelador do pai e vai à casa de Haia em busca de respostas no tarô. Quem acompanha a jovem é Iryna (Nathalia Falcão). Ela e seu irmão gêmeo Maksym (Giovanni de Lorenzi) estudam com a jovem. Os dois são filhos de Ivan e Anele (Giovanna Figueiredo/Isabel Teixeira), amigos de Halyna, Roman e Ignes na adolescência.

 

Além do trio formado por Melissa, Iryna e Maksym, a ruiva Oksana (Nathália Garcia) e o jovem Iuri (Lucas Lentini) também fazem parte do grupo de amigos e colecionam lendas sobre a solitária Haia. De longos cabelos brancos e com uma aparência sofrida, a bruxa da cidade perdeu a filha pouco tempo depois de ficar viúva. Ela atribui a morte do marido à família Skavronski, para quem o homem trabalhava no dia que faleceu.

 

Atualmente, Haia recebe um cliente ou outro em busca de magia ou informação nas cartas de tarô. Mantém contato regular somente com o sobrinho, Pavlo (Gabriel Muglia). Policial de Brígida, ele visita a tia com frequência e, apesar da proximidade que tem com ela, não sabe dos feitiços e do segredo guardado a sete chaves no porão de sua casa.

 

'Desalma' é uma série original Globoplay, desenvolvida pelos Estúdios Globo, criada e escrita por Ana Paula Maia com direção artística de Carlos Manga Jr. e direção de João Paulo Jabur e Pablo Müller.

 

Perfil de personagens

 

Haia Lachovicz (Cassia Kis) – Feiticeira, é deslumbrante e chama a atenção por onde passa. É viúva e cuida sozinha da filha Halyna. Atrevida, ela sabe atirar e é temida pelas pessoas. Após a morte da filha, mora sozinha na casa dentro da floresta, onde é procurada pelos moradores da cidade para jogar tarô.

 

Halyna Lachovicz (Anna Melo) - Filha de Haia, é a garota mais bela da cidade. Encantadora e solar, é aprendiz de feiticeira e possui um poder de sedução. Diz a lenda que, após sua morte, se transformou no ser mítico da cultura eslava chamado Mavka, uma espécie de ninfa que habita florestas, rios e cachoeiras e que tem sede de vingança.

 

Roman Skavronski (Eduardo Borelli / Nikolas Antunes) – Jovem de porte atlético, muito bonito e atraente. Faz um estilo bad boy. Sensual e provocador, ele é descolado e adora festas. Filho único de Olek e Mira. Parte de Brígida ainda jovem, se torna executivo de uma multinacional e se casa com Giovana, com quem tem duas filhas, Emily e Melissa. Abatido por conta de uma doença, volta à Brígida depois de 30 anos. Poucos meses depois, ele aparece morto em uma cachoeira.

 

Giovana Skavronski (Maria Ribeiro) – Casada com Roman, se muda para Brígida com as filhas Emily e Melissa, após a morte do marido. É pragmática e inteligente, e começa a trabalhar na empresa de Bóris.

 

Melissa Skavronski (Camila Botelho) – Filha mais velha de Roman e Giovana, Melissa chama a atenção dos meninos. Tem certa frustração por ter se mudado para Brígida.

 

Emily Skavronski (Juliah Mello) – Filha de Giovana e Roman, Emily é uma menina sonhadora e obediente. Inventa muitas brincadeiras solitárias.

 

Ignes Skavronski Burko (Valentina Ghiorzi / Claudia Abreu) – Bonita e muito animada, Ignes é uma jovem festeira, despreocupada e feliz. Com a morte da amiga Halyna e a prisão e morte do irmão Aleksey, se torna uma mulher deprimida, frágil e desenvolve problema de alcoolismo. Ela é intempestiva e doce ao mesmo tempo. Ignes vive assombrada pelo passado. Ela se casa com o amigo de escola Bóris, com quem tem um filho: Anatoli. É psicóloga e pedagoga da escola da cidade, mas está afastada para tratar a depressão e a ansiedade.

 

Bóris Burko (Lucas Soares / Ismael Caneppele) – Bonito e ambicioso, sonha em ser alguém importante e alcançar destaque na sociedade de Brígida. Na juventude, é o melhor amigo de Roman. Irmão de Ivan, ele se casa com Ignes, sua amiga de escola, com quem tem o filho Anatoli. Se torna dono da fábrica de processamento de alimentos e um homem rico. Esconde segredos e carrega uma grande culpa do passado.

 

Anatoli Skavronski Burko (João Pedro Azevedo) – Filho de Ignes e Bóris, o dócil menino vai se transformando em uma criança sombria e assustadora.

 

Ivan Burko (Giovanni Gallo / Bruce Gomlevsky) – É menos ambicioso que o irmão Bóris, com quem é muito chegado. Na adolescência, era amigo de Roman e tinha uma queda por Ignes, sua futura cunhada. Ele se casa com Anele, com quem tem os gêmeos Iryna e Maksym. É dono da fazenda de abate de porcos que fornece carne para a fábrica de Bóris.

 

Anele (Giovanna Figueiredo / Isabel Teixeira) – Na adolescência, sonha em ficar com Roman. É divertida e carismática. É filha do homem de confiança do pai de sua melhor amiga, Ignes. Religiosa, é dona de casa dedicada. Ela se casa com Ivan e é mãe dos gêmeos Maksym e Iryna.

 

Iryna Burko (Nathália Falcão) – Bonita e despojada, é filha de Ivan e Anele, e irmã gêmea de Maksym. Impetuosa, curiosa e carismática, sonha em conhecer o mundo.

 

Maksym Burko (Giovanni de Lorenzi) – Filho de Ivan e Anele, o irmão gêmeo de Iryna é bonito, gosta da vida no campo e ajuda o pai na fazenda depois da escola. Bom caráter, é comportado e carinhoso.

 

Pavlo Lachovicz (Gabriel Muglia) – Sobrinho de Haia, foi criado por ela desde bebê. É policial em Brígida.

 

Iuri (Lucas Lentini) – Simpático, é amigo de Maksym, Iryna e Oksana. Juntos, formam um grupo de amigos muito unido.

 

Oksana (Nathália Garcia) – Amiga de Maksym, Iryna e Iuri. Tem uma queda por Maksym, com quem já teve um breve relacionamento. 

 

Natasha (Bela Leindecker) – Melhor amiga de Halyna. É uma jovem comum e de classe média.

 

Olek Skavronski (Henrique Taxman) – Íntegro e religioso, ele é delegado de Brígida quando Halyna é assassinada, na década de 80. Casado com Mira e pai de Roman, Olek é irmão de Viktor.

 

Mira Skavronski (Susanna Kruger) – Casada com Olek e mãe de Roman. É dona de casa, muito religiosa e vai às escondidas na casa de Haia.

 

Viktor Skavronski (Luciano Chirolli) – Poderoso homem de negócios de Brígida, é arrogante e zela por manter as aparências. Não admite derrotas e é temido por muitos na cidade. Pai de Ignes e Aleksey.

 

Catarina Skavronski (Adriana Rabello) – Altiva e conhecida como a primeira-dama de Brígida, é uma mulher elegante e que sabe manter as aparências. É dona de casa e vive para a família, principalmente os filhos Ignes e Aleksey.

 

Aleksey Skavronski (Nicolas Fernando) – Filho de Viktor e Catarina, Aleksey, é irmão de Ignes. É rico, bonito e apaixonado por Halyna. Teimoso, costuma se envolver em brigas. É condenado pela morte de Halyna e, após cumprir alguns anos de pena, consegue a condicional, mas morre dias depois.

 

Irmã Anninka (Alexandra Richter) – Tem um olhar penetrante e naturalmente intimidador. É professora da escola na década de 80 e esconde um segredo.

 

Vladimir (Evandro Soldatelli) – É dono do bar que leva seu nome. Amigo de longa data de Haia, a única mulher que costuma entrar no bar.

 

Igor Machula (Rafael Sieg) – Pediatra de Anatoli.

 

Elena Kohut (Sabrina Greve) – Psiquiatra de Ignes.

 

Padre Andreiv Kozel (Jonas Bloch) – É uma figura respeitosa, austera e cordial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado